Pensar a poesia em sala de aula: reflexões
Neste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas
sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens
teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação
do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a
vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da
memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida
expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar
seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor
iniciante, texto poético e leitor experiente.
Para ler o texto completo de Fernando José Fraga de Azevedo, Lilane Maria de Moura Chagas
e Jilvania Lima dos Santos Bazzo clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário