O(a) intelectual em tempos de internet: a ética do(a) trabalhador(a) online
Intelectualidade administrada, intensificação do trabalho
docente, adoecimento docente e a semiformação da produção intelectual
são algumas das reflexões a serem abordadas neste ensaio
em relação aos possíveis redimensionamentos na organização social do trabalho docente de carreira superior, sobretudo em
tempos de globalização da internet e de ferramentas tecnológicas
de trabalho, como: E-mail, WhatsApp e Facebook – que permitem
e impõem a conexão dos docentes em tempo integral. Estamos
diante de um novo tipo de trabalhador(a): o(a) intelectual online.
Neste ensaio, produzimos alguns conceitos para refletirmos
a respeito da semiformação do produtivismo acadêmico fundamentado
em uma espécie de mentalidade do ticket “às avessas”
e a produção do que optamos por nomear de “preconceito
integrativo”. Desse modo, os conceitos elaborados neste ensaio
são: “Tempo Stand by”, “Pré-atenção induzida”, “Hiperatenção
fluida”, “Intelectual online”, “(Auto)imagem como autoria” e
“Preconceito integrativo”.
Para ler o texto completo de Isabella Fernanda Ferreira clique aqui
1 comentários:
Infelizmente caímos nos números e esquecemos o mais importante que é o prazer em fazer. Esse prazer nos torna humanos. O excesso de produtividade nos transforma em máquinas.
Triste raça humana
Postar um comentário