segunda-feira, 12 de junho de 2017

As maiores composições de piano de todos os tempos

Resultado de imagem para As maiores composições de piano de todos os tempos

O piano moderno foi inventado entre 1698-1700 por Bartolomeo Cristofori, na Itália. Bartolomeo chamou sua invenção de um cimbalo di cipresso di piano e forte ("um teclado de cipreste com tom suave e alto"), que eventualmente foi abreviado em "piano". Desde a sua invenção, o piano tem sido usado para criar algumas das mais belas músicas clássicas conhecidas pelo ser humano, e esta coleção apresenta 14 das peças mais famosas já compostas.
Beethoven - Sonata da Meia-Noite
 
Esta é uma sonata de piano escrita pelo grande Ludwig van Beethoven, finalizada em 1801. No ano seguinte, ele dedicou a sonata à sua pupila, Condessa Giulietta Guicciardi.
 
Debussy - Clair de Lune
 
O nome desta linda peça vem de um poema do poeta francês Paul Verlaine, de mesmo nome. Debussy levou nada menos que 15 anos para finalizar esta composição.
 
Chopin - Marcha Fúnebre
 
Esta composição muito popular em todo o mundo foi criada por Chopin no ano de 1839. No entanto, o terceiro movimento, de onde vem o nome da sonata, já havia sido composta em 1837.
 
Schummann - Arabeske
 
Schumann compôs o Arabeske em 1839 para expressar tristeza e saudade de sua amada - Clara Wieck. O pai de Clara não aprovou o relacionamento deles, o que resultou na mudança de Schumann para outra cidade, embora o seu amor por Clara nunca morreu.
 
Beethoven - Für Elise
 
Für Elise é uma das composições mais populares de Ludwig van Beethoven. Composta em 1810, foi publicada somente em 1867 - 40 anos depois da morte do artista em 1827. A obra ficou escondida até que Ludwig Nohl a encontrou, divulgando-a a todos.
 
Mozart - Rondo Alla Turca
 
"Allta Turca", popularmente conhecida como "Marcha Turca", é uma das peças de piano mais conhecidas de Mozart. Ele quis imitar a sonoridade dos janízaros turcos, que eram bastante populares na época.

Liszt - Rapsódia Húngara No. 2
 
A segunda de um conjunto de 19 rapsódias húngaras de Franz Liszt é considerada uma de suas mais famosas. A composição ganhou muita fama por ter sido usada em muitos filmes e vídeos animados.
 
Rimsky-Korsakov - O Voo do Besouro
 
Esta peça foi composta por Nikolai Rimsky-Korsakov como um interlúdio de orquestra para a ópera The Tale of Tsar Saltan.
 
Gershwin - Rhapsody in Blue
 
Composta por Gershwin em 1924, esta peça mescla elementos tanto do jazz quanto da música clássica, algo que até então era inédito naquela época. Este trabalhou alavancou o nome de Gershwin como um compositor bastante popular.
Beethoven - Sonata Patética
 
Beethoven escreveu a Sonata Patética em 1798 quando ele tinha apenas 27 anos. Esta composição é uma de suas mais famosas criações.
Chopin - Valsa Minuto
 
Esta é uma valsa composta por Frédéric Chopin em 1874. Foi dedicada à Condessa Delfina Potocka, a qual Chopin considerava sua musa.
 
Schumann - Kinderszenen
 
A Kinderszene foi composta em 1838 para representar as memórias de infância de Schumann. A peça original tinha 30 movimentos, mas a versão final ficou com apenas 13.
 
Beethoven - Variações Diabelli Op. 120
 
As Variações Diabelli foram escritas entre 1819 e 1823 por Ludwig van Beethoven, baseadas em uma valsa composta por Anton Diabelli. Diabelli distribuiu a versão original da valsa a vários compositores e pediu a eles que criassem a sua própria variação, mas Beethoven foi além e criou 33 delas.
 
Dvořák - Humoresque
 
Dvořák compôs esta peça durante suas férias na região da Boêmia no verão de 1894. Esta é considerada a segunda composição de piano mais popular de todos os tempos, ficando atrás apenas de Für Elise.

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP