terça-feira, 15 de março de 2016

A importância dos saberes docentes para o ensino aprendizagem


O presente artigo discute a importância do conhecimento docente no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Partiu-se de um estudo teórico sobre as concepções mais usuais que influenciaram as tendências didático-pedagógicas, considerando-se as exigências que as transformações político-econômicas da sociedade moderna exercem na vida das pessoas. As mudanças de valores, de hábitos e atitudes, exigem uma reorganização das instituições sociais, dentre as quais, a escola. Levou-se em consideração questões sobre a formação e postura do professor frente às mudanças científico-tecnológicas atuais. Enfatizou-se a teoria sócio-interacionista de Vygotsky, bem como uma breve investigação sobre a didática, responsável para a consecução de uma práxis adequada ao novo contexto.  Nos dias atuais, existe a necessidade da construção de propostas que integrem as diversas áreas do conhecimento, como forma de interdisciplinaridade, sendo que ao professor cabe a responsabilidade pelo diálogo e articulação dos conhecimentos com o intuito de favorecer a formação do aluno. Por isso, ao pensar em saberes docentes, deve-se levar em conta o contexto no qual se constroem e se aplicam estes saberes, ou seja, as condições históricas e sociais nas quais se exerce os saberes e práticas pedagógicas. 
Para ler o texto completo de Magali Aparecida Mendes de Queiroz clique aqui

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