domingo, 5 de junho de 2011

Livros didáticos de ensino religioso


Entrevista com Debora Diniz publicada na revista Presença Pedagógica, edição 95 de setembro/outubro de 2010.

O Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis), em parceria com a
Universidade de Brasília (UnB), realizou em 2009 uma pesquisa sobre livros didáticos
de ensino religioso e diversidade cultural. No total, foram analisados 25 livros de editoras religiosas e laicas.

Na ausência de diretrizes nacionais sobre o ensino religioso, definir o conteúdo da disciplina divide opiniões. Há quem escolha trabalhar com os alunos a história das religiões; outros, as expressões culturais das tradições religiosas (música, literatura, ritos); alguns, as narrativas, os líderes e os símbolos de cada grupo. “Qualquer que seja o fio condutor escolhido pelos autores dos livros, se o compromisso com a justiça religiosa não for a referência ética para a definição do conteúdo, as religiões cristãs ocuparão espaço preponderante”, afirma Debora Diniz.

Doutora em antropologia, pesquisadora da Anis  e professora da UnB, Debora
defende a ideia de que os livros de ensino religioso deveriam fazer parte do Programa
Nacional do Livro Didático (PNLD), com distribuição gratuita pelo Estado e avaliações
periódicas de especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

A pesquisa desenvolvida pela Anis e pela UnB, com financiamento da UNESCO,
foi publicada em um dos capítulos do livro Laicidade e ensino religioso no Brasil, de
Debora Diniz, Tatiana Lionço e Vanessa Carrião, editado pela Editora Universidade de
Brasília e pela Editora Letras Livres.

Entrevista concedida a Rafaela Freitas e Rosangela Guerra.
Para ler esta entrevista na íntegra, clique aqui.

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