sábado, 28 de dezembro de 2024

Navegando pelo cinema

 




Meus filmes favoritos de 2024



Não sou muito fã dessas listas de "melhores", mas de todo o novo entretenimento artístico que consumi nos últimos doze meses, aqui está o que mais me ajudou a sobreviver (e contemplar) os horrores implacáveis ​​de 2024. Para ver os filmes favoritos de Joshua Frank clique aqui








Da restituição, notas sobre o filme 'Dahomey', de Mati Diop



O filme "Dahomey" (2024), de Mati Diop, é bonito e propõe-se a reflexões interessantes. Plasticamente, é interessante, de encher os olhos, mas algumas passagens parecem encher chouriço para chegar a uma longa-metragem porque a parte mais interessante e relevante do filme, a discussão entre os estudantes teve tanto tempo de antena como o bloco que mostra as caixas e o processo de transporte dos objetos. Para ler o texto de Marinho de Pina clique aqui







A câmera no olho do furacão



A tendência é que os maiores elogios a "A Batalha da Rua Maria Antônia" se dirijam à fotografia de Will Etchebehere. De fato, o trabalho de câmera é nada menos que prodigioso. O filme se compõe de 21 planos-sequência (numerados) nos quais a câmera “monta” internamente a ação, deslocando-se por escadas, pátios, corredores e até entrando em carros sem que se perceba. O quadro se desloca para todos os lados ao sabor do movimento dos atores, das refregas e explosões com uma agilidade e uma segurança que lembram os melhores momentos de Dib Lutfi, sobretudo em "Terra em Transe". Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui



Hugo Gomes: Male Gaze? Female Gaze? Não, non-gaze!











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