terça-feira, 22 de outubro de 2024

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48ª Mostra de Cinema de São Paulo: 21 recomendações e apostas



De 17 a 30 de outubro, habitantes e frequentadores da cidade poderão maratonar uma quantidade indecente de filmes oferecidos pela 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Tal programação, 417 títulos disponíveis oriundos de 82 países, poderá ser saboreada de várias maneiras, e vai de cada espectador descobrir a melhor maneira de aproveitá-la. Para ajudar nesse desafio, o Scream & Yell preparou, assim como fez durante a 26ª edição do Festival do Rio, uma lista com indicações e apostas para que você, leitor, não tenha que se planejar do zero. Para ler o texto de Leandro Luz clique aqui






Três filmes do 26º Festival do Rio: “Bird”, “Bruxas”, “O Cão Preto



Para ler a análise crítica de Leandro Luz sobre três filmes do 26º Festival do Rio clique aqui







Biógrafo de Geraldo Sarno, Piero Sbragia fala sobre “Auto de Vitória”, filme “perdido” do diretor exibido na Mostra SP


Em 1966, em plena ditadura militar, um jovem Geraldo Sarno, aos 28 anos, filmava seu segundo trabalho, o curta-metragem “Auto de Vitória”. O filme trazia uma reflexão sobre as influências da igreja nas decisões políticas e sociais do Brasil ao colocar o diretor, oriundo da cidade de Poções, na Bahia, diante de um cortejo religioso no qual um veículo militar conduz o fêmur do padre José de Anchieta da Basílica de Aparecida para a Catedral da Sé, em São Paulo. A imagem é simbólica. A fé de um país sendo acompanhada por seus fiéis, mas conduzida e manipulada por militares durante a ditadura militar. Após o registro histórico, com as imagens a desenhar aquela ideia de poder atrelado à religião, o filme muda sua face para uma encenação na qual Lúcifer e Santanás discutem o futuro do Brasil. A montagem do texto, baseado na peça “Na Vila de Vitória ou Auto de São Maurício”, escrita pelo próprio padre Anchieta em 1595, reflete a ideia de um país no qual Deus não dita mais qualquer regra, cabendo a demônios traçar as decisões. Nada mais perceptível como um golpe pesado da realidade no nosso Brasil pentecostal que ascendeu de 2016 em diante. Para ler o texto de João Paulo Barreto clique aqui






Exumado o Anchieta de Sarno



Uma atração muito especial está programada para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nesta quarta (23/10), às 19h, na Sala Oscarito da Cinemateca Brasileira. A exibição única do curta "Auto de Vitória", lindamente restaurado pela Cinemateca, é um resgate da maior importância. Geraldo Sarno o realizou em 1965/1966 a partir do registro da chegada de um fêmur de José de Anchieta à Catedral da Sé, em São Paulo. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui







Billy Wilder: conheça o cineasta que ganhou mostra inédita no MIS



Além de ser responsável pela criação de obras icônicas, o diretor influencia até hoje os produtores e realizadores com sua técnica única. Para ler o texto de Humberto Maruchel clique aqui


Rafael Arinelli: "Rebel Ridge", de Saulnier


O cinema é algo poderoso”, diz Renata de Almeida, diretora-geral da Mostra SP, que chega à sua 48ª edição


Carlos Alberto Mattos: Vidas secas


Hugo Gomes - À procura de Fernando Pessoa, enquanto se acha Manuel Guimarães: uma conversa com Leonor Areal


Luiz Carlos Oliveira Jr.: Brian De Palma – a opacidade mascarada


Soleni Biscouto Fressato  & Jorge Nóvoa: Meu nome é Gal


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