Ciência, poesia, filosofia: diálogos críticos da teoria à sala de aula
Este artigo apresenta contribuições teóricas e empíricas para discutir o uso de poesias na
educação científica. As contribuições teóricas perpassam pelas discussões entre: a ciência, a arte e o
ensino; a imaginação e a criação nas atividades literárias e científicas; e as interfaces entre a estética e a
cognição. As contribuições empíricas analisam poesias produzidas por estudantes do 9º ano do ensino
fundamental em aulas de Ciências. As análises baseiam-se nas contribuições teórico-metodológicas
propostas por Vigotski, que permitiram a produção de três categorias para analisar as poesias
produzidas, a saber: questionamento da realidade, questionamento do saber humano e posicionamento
responsivo. Os poemas exibiram diferentes orientações para a realidade, com emprego de conceitos
trabalhados em sala de aula para sustentar os posicionamentos dos estudantes. Tal fato nos mostra a
apropriação de ferramentas culturais (conceitos), visto que há o uso das mesmas em um contexto
autônomo. As análises indicam que as poesias contemplaram aspectos cognitivos, emocionais e
responsivos frente aos assuntos abordados, ao passo que sugerem que o uso de poesias em práticas
didáticas de ciências pode contribuir com o desenvolvimento da formação crítica dos estudantes. Para ler o texto de Guilherme
da Silva Lima, João Eduardo Fernandes Ramos e Luís Paulo de Carvalho Piassi clique aqui
Conhecimento profissional docente sobre poesia e seu ensino: um estudo
com professores dos primeiros anos de escolaridade
O estudo apresentado foca-se no conhecimento profissional docente sobre o ensino da
poesia nos primeiros anos de escolaridade. Trata-se de um estudo que incide sobre representações dos
participantes de uma ação de formação contínua sobre ensino da poesia, para professores dos primeiros
anos de escolaridade (1.º ao 4.º ano) no Sistema Educativo Português. O estudo visa caracterizar o
conhecimento profissional docente na área do ensino da poesia através da análise de conteúdo das
respostas dos professores a dois inquéritos por questionário, aplicados no início e no final da ação de
formação, pretendendo responder às seguintes questões: o que pensam os professores sobre a poesia e o
seu ensino e que necessidades de formação evidencia o seu discurso neste domínio? Os resultados do
estudo mostram a importância da caracterização do conhecimento profissional docente para a concepção
de propostas de formação para a promoção da mudança nas práticas educativas centradas sobre a poesia. Para ler o texto de Margarida
Cortesão e Ana Isabel Andrade clique aqui
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