Como a desigualdade urbana influencia percursos escolares
Este paper, elaborado por uma professora e um doutorando da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), investiga como a distribuição desigual das oportunidades escolares no espaço urbano impacta as decisões escolares das famílias. O artigo analisa os resultados de uma pesquisa realizada em duas regiões de Belo Horizonte com habitantes de perfis socioeconômicos distintos. Entre as conclusões, os autores destacam que, ao compará-las, verifica-se que a região composta por famílias de maior renda, escolaridade e ocupações mais altas, conta com um maior número de escolas (públicas e privadas), de Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mais elevado e alunos de nível socioeconômico superior. Por isso, alguns pais que vivem na região menos favorecida percebem essa desigualdade e tentam obter vagas nas escolas públicas da região vizinha, em busca de oportunidades melhores.
Para ler o texto completo de Gustavo Bruno de Paula e Maria Alice Nogueira clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário