Cinema, educação e formação docente: possibilidades e desenvolvimento da conscientização de mundo na perspectiva freireana

Este texto propõe o debate sobre a relação entre a educação pela arte e cultura e a formação estética e
ética de professores, compreendendo que a sensibilidade do ser humano, potencializada nesse processo,
resulta em efeitos substantivos no campo da educação libertadora, que conduz à conscientização do ser
humano. Entre os recursos a serem incorporados nesse processo, destacamos o cinema como instrumento
de efetivação da educação pela arte e cultura, pois, esse favorece o (auto) conhecimento dos sentimentos
e permite a reflexão crítica sobre a realidade. Portanto, o objetivo central exposto consiste em desenvolver
um debate sobre a relação entre o uso do cinema e o desenvolvimento da conscientização na formação
docente. Defendemos que nessa direção, a formação docente pode contribuir para superar as formas de
inculcação de ideologias desumanizantes e conduzir ao desenvolvimento da democracia na e pela a
educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada na abordagem qualitativa dos dados.
Para ler o texto completo de Maurício Fonseca Pontes e Tatiana Pinheiro de Assis Pontes clique aqui
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