sábado, 19 de maio de 2018

Flora Thomson-Deveaux: Nota sobre o calabouço

“As punições no Calabouço são tão assustadoramente severas, que nenhum senhor humano mandaria para lá um escravo que não fosse irremediável”, escreveu o inglês John Luccock, que viveu na cidade do Rio de Janeiro no começo do século XIX

O primeiro ponto turístico que visitei no Rio de Janeiro, tão logo cheguei à cidade, foi o Cemitério São João Batista. O que mais me surpreendeu, quando eu voltei do meu passeio, foi a surpresa das outras pessoas. Fazia todo o sentido para mim. Afinal de contas, as minhas pessoas preferidas estavam ali. Eu me apaixonei pelo Brasil a distância, ouvindo gravações dos anos 20 e 30 e me perdendo em fotografias e gravuras de uma paisagem urbana extinta. Estava ciente de que o lugar pelo qual havia me apaixonado já não existia mais, e que eu estaria condenada a uma constante contraposição entre passado e presente, uma espécie de visão dupla da cidade. 
Para ler o texto completo de Flora Thomson-Deveaux clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP