Currículo de Alfabetização midiática e informacional - UNESCO
Vivemos
em um mundo no qual a qualidade da informação que recebemos tem um papel decisivo
na determinação de nossas escolhas e ações, incluindo nossa capacidade de usufruir
das liberdades fundamentais e da capacidade de autodeterminação e
desenvolvimento. Movida pelos avanços tecnológicos nas telecomunicações,
manifesta-se também a proliferação das mídias e de outros provedores de
informação, por meio de grandes quantidades de informação e conhecimento que
são acessadas e compartilhadas pelos cidadãos. Com esse fenômeno, e partindo
dele, existe o desafio de avaliarmos a relevância e a confiabilidade da
informação sem quaisquer obstáculos ao pleno usufruto dos cidadãos em relação
aos seus direitos à liberdade de expressão e ao direito à informação. É nesse contexto
que a necessidade da alfabetização midiática e informacional (AMI) deve ser vista:
ela expande o movimento pela educação cívica que incorpora os professores como os
principais agentes de mudança.
Para ler o Prefácio e o documento completo (192 págs.) relativo ao currículo de Alfabetização midiática e informacional - UNESCO clique aqui
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