Navegando pelo cinema
Brasil em Cannes! Tudo sobre o festival que começa amanhã e abre a temporada de premiação 2025-26
Durante o festival, o Brasil será o País de Honra no Marché du Film, o maior mercado internacional do setor e ponto de encontro de profissionais da indústria cinematográfica. Para ler o texto completo clique aqui
Manas: O silêncio do rio
De forma sutil e lacônica, filme de Marianna Brennand desenha um quadro social terrível: meninas mal saídas da infância para o abuso sexual, dentro e fora de casa. Ação se passa na Ilha de Marajó, entre o casebre apertado e a imensidão da mata e do rio. Para ler o texto de José Geraldo Couto clique aqui
Clichês do Blues e mitologia dos vampiros no terror racial 'Pecadores'
Desde “Corra!”, de Jordan Peele, o terror racial tornou-se um subgênero que vem chamando a atenção: série "Them", "Barbarian", "Us", "Clonaram Tyrone!" etc. Mas essa junção entre o racismo, o sobrenatural e o fantástico vai além dos limites, de quebra renovando a mitologia dos vampiros. Estamos falando do filme “Pecadores” (‘Sinners”, 2025), de Ryan Coogler ("Creed, Pantera Negra"). Dois irmãos gêmeos voltam financeiramente bem-sucedidos do submundo de Chicago, para sua cidade natal no Delta do Mississipi no início dos anos 1930. Dispostos a inaugurar uma casa noturna de Blues. Mas enfrentarão um mal ainda maior do que deixaram para trás: vampiros ancestrais brancos sedentos por uma música que apaga as fronteiras entre a vida e a morte. Enquanto Coogler renova a mitologia vampiresca, empilha clichês brancos sobre o Blues, como, por ex., supostos pactos diabólicos por trás dos bluesmen. Para reduzir a questão do racismo uma questão de viés cultural: a ignorância e teimosia de pessoas que ainda não perceberam que os tempos mudaram. Para ler o texto de Wilson Roberto Vieira Ferreira clique aqui
Encontros de Cinema do Fundão 2025: Antevisão
Laura Mendes: A Fantasia da Mulher Entre Perseguições: Doris Wishman
Anais Ginori - Diretora iraniana Farsi: “Fatma, a repórter morta em Gaza, vive novamente em Cannes”
Pedro Barriga - "As Flores", de Madalena Fragoso: uma conversa com a realizadora
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