Cinema como recurso para o desenvolvimento conceitual: enlaces da Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica
O artigo apresenta os encaminhamentos metodológicos e os resultados de um Projeto de
Pesquisa cujo objetivo foi verificar o desenvolvimento de conceitos científicos nos participantes a partir
do trabalho educativo que analisou a história humana nas produções cinematográficas em diferentes
períodos históricos. As discussões aqui expostas são produto de sete anos de atividades de ensino,
pesquisa e extensão. Norteados pelos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia
Histórico-Crítica, defendemos que o trabalho educativo configura-se em elemento determinante para a
promoção do desenvolvimento humano. Também consideramos que a arte e a ciência se apresentam
como produções humanas possíveis de serem apropriadas pelos homens de maneira a gerar
desenvolvimento psicológico em suas máximas potencialidades. Consideramos que a sistematização do
trabalho pedagógico ofereceu condições para que os sujeitos da pesquisa avançassem conceitualmente.
Para ler o texto completo de Silvana Calvo Tuleski, Marta Chaves, Hilusca Alves Leite,
Paulo Sérgio Pereira Ricci, Maria Aparecida Santiago da Silva e Jéssica Elise
Echs Lucena clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário