Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores
O estudo incidiu sobre as visões de 289 formadores de professores de 17 instituições
de formação de professores do ensino básico acerca da noção de profissionalidade
desenvolvida em seus formandos. Usaram-se resultados de um questionário que
foi aplicado aos formadores, supondo e sustentando teoricamente que as representações dos formadores a respeito do conceito ensinar, dos objetivos e competências privilegiadas nessa formação e dos atributos reconhecidos como essenciais
à atividade de ensino desocultariam aspectos relevantes sobre a profissionalidade
que sua ação pretende desenvolver. Os resultados mostram que as perspectivas dos
inquiridos incorporam elementos associados a um conceito de profissionalidade
de nível baixo e desvendam contradições que dizem respeito ao conceito que se
pensa estar a construir.
Para ler o texto completo de Hilária Joaquim Matavele, Maria do Céu Roldão e Nilza Costa clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário