Este livro, copublicado com a Universidade Nacional de San Marcos, busca contribuir para a construção de uma história social dos professores por meio de ensaios biográficos sobre indivíduos que não necessariamente transcenderam por suas atividades políticas ou intelectuais e que, no entanto, tiveram experiências significativas durante suas vidas. O período em que essas biografias se passam abrange desde o surgimento da escola pública até a crise da configuração liberal que acompanhou a expansão da oferta educacional. Com narrativas que vão da Colômbia à Argentina, esta compilação de histórias traz um olhar sobre a vida de educadores e, com isso, contribui para a construção de uma história social até então pouco estudada. |
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| Desmantelando o colonialismo verde | |
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| Repensando as desigualdades hoje | |
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| Acumulação de capital, razão capitalista e princípio econômico | |
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Reflexões sobre o tempo presente
Nacionalismo e educação patriótica
A educação patriótica pode desenvolver nos alunos afetos de hostilidade em relação a outros países e culturas, aumentando o risco de conflitos entre eles. Pode provocar a limitação do pensamento crítico e da liberdade de expressão, incentivar a marginalização de grupos minoritários ou estrangeiros, acirrando as divisões sociais. Para ler o texto de Antônio Carlos Will Ludwig clique aqui
A história dos insurgentes Médicos para o Povo
Expondo falhas do sistema belga, esta notável organização mostra um caminho para a luta pelo direito à saúde em nosso tempo. Oferece consultas gratuitas – mas também mobiliza por farmacêuticas públicas, abordagem preventiva e locais de trabalho seguros. Para ler o texto de Guilherme Arruda clique aqui
Uma das maiores contribuições das mulheres para a filosofia política é demonstrar que questões de gênero são problemas filosóficos
O cânone filosófico e os currículos universitários devem ser revisados para que as filósofas deixem de constar somente como cota a ser preenchida nos departamentos. Patriarcalismo, preconceito e misoginia ainda são empecilhos, argumentam pesquisadoras. Para ler o texto de Maria Cristina Müller e Adriana Delbó clique aqui Kai Riemer e Sandra Peter: Imagens com estilo do Studio Ghibli mostram o poder criativo da IA, mas também levantam novas questões de direitos autorais
Robert Muggah e Bruno Giussani: A IA também dizimará empregos qualificados, mas a escala dos impactos será distribuída de forma desigual
Robert Muggah e Bruno Giussani: A IA vai automatizar nossos empregos. Nós estamos preparados?
Amanda Mont’Alvão Veloso: Com celular e redes sociais, sofrimento e bullying 'perseguem' adolescentes por onde quer que vão
Victor Terra: “Cyberbullying é sintoma da má introdução das crianças no mundo digital”, diz especialista
Daniela Almeida: Guia sobre uso de telas traz recomendações a pais e professores
Dependência de celulares pelas crianças é semelhante ao vício em drogas, alerta especialista
Flávia Mantovani: Não adianta escola proibir celular e os pais continuarem deixando usar 5 horas seguidas em casa
Luís Osvaldo Grossmann: Além de banir celulares, escolas têm que incluir algoritmos e inteligência artificial no currículo
Dia Internacional da Proteção de Dados: 1/3 das crianças e adolescentes que estão nas redes sociais têm perfil totalmente aberto
Elaine Patricia Cruz: Uso de internet por crianças entre 6 e 8 anos dobrou na última década
Beth Veloso: Os crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes na internet
Marianna Spring - Como redes sociais direcionam imagens de violência para meninos: 'Fica marcado na mente'
Ruam Oliveira - ‘A geração ansiosa’: livro culpa smartphones e redes sociais pela crise de saúde mental. Seriam as únicas razões?
Uso de smartphones e redes sociais está causando epidemia de ansiedade entre jovens
Alice Andersen - “Adolescência”: levantamento mostra como TikTok alimenta misoginia entre brasileiros jovens
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