sábado, 15 de outubro de 2022

Dois poemas no Dia do Professor


 


O professor disserta...

 

 

 



O professor disserta sobre ponto difícil do programa.


Um aluno dorme, cansado das canseiras desta vida.


O professor vai sacudi-lo?


Vai repreendê-lo?


Não.


O professor baixa a voz,


Com medo de acordá-lo.

 

 




Carlos Drummond de Andrade 


 

 




A Força do Professor

 

 

 



Um guerreiro sem espada


sem faca, foice ou facão


armado só de amor


segurando um giz na mão


o livro é seu escudo


que lhe protege de tudo


que possa lhe causar dor


por isso eu tenho dito


Tenho fé e acredito


na força do professor.




Ah... se um dia governantes


prestassem mais atenção


nos verdadeiros heróis


que constroem a nação


ah... se fizessem justiça


sem corpo mole ou preguiça


lhe dando o real valor


eu daria um grande grito


Tenho fé e acredito


na força do professor.




Porém não sinta vergonha


não se sinta derrotado


se o nosso pais vai mal


você não é o culpado


Nas potências mundiais


são sempre heróis nacionais


e por aqui sem valor


mesmo triste e muito aflito


Tenho fé e acredito


na força do professor.




Um arquiteto de sonhos


Engenheiro do futuro


Um motorista da vida


dirigindo no escuro


Um plantador de esperança


plantando em cada criança


um adulto sonhador


e esse cordel foi escrito


por que ainda acredito


na força do professor.

 

 

 



Bráulio Bessa

 

 



Para ler o Prefácio da 2ª edição do livro CULTURA ACÚSTICA E LETRAMENTO EM MOÇAMBIQUE: Em busca de fundamentos antropológicos para uma educação intercultural” do autor do blog clique aqui


Para adquirir o livro, sob demandaclique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP