sábado, 30 de abril de 2016

Dissertação de Mestrado em Educação fala sobre a interlocução entre a escola e o hip hop

O mestrando Márcio Ronei Cravo Soares se preparando para defender a pesquisa que realizou sobre a cultura do rap nas escolas de Belo Horizonte.

No dia 28/04/2016 na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, o mestrando Márcio Ronei Cravo Soares, defendeu sua dissertação de mestrado, com o título "ICE BAND: Interlocução entre o Rap e a educação”, que abordou a existência da interlocução entre a escola e saberes não institucionalizados, como a própria cultura hip-hop.
Esta dissertação pretendeu conhecer e descrever algumas relações entre a cultura hip hop – especialmente, o rap – e a educação, na cidade de Belo Horizonte, a partir da consideração da história de vida do rapper Ice Band e das interlocuções entre seu projeto Hip Hop – Educação Para a Vida e uma instituição escolar visitada pelo projeto. Em nosso percurso investigativo, buscamos auxílio em autores que nos permitiram refletir sobre assuntos envolvidos com o tema de nossa pesquisa. Dentre outros, destacamos Alberti (2005; 2012), Andrade (1999), Arroyo (2003; 2013), Bakhtin (2014), Brandão (2004), Dayrell (2001; 2002; 2003), Freire (1996; 2000), Teixeira e Praxedes (2006), e Zaluar e Alvito (1998). Acreditamos em que foi possível perceber que se, por um lado, o discurso rapper possibilita, a moradores pertencentes a classes sociais precarizadas, um reconhecimento identitário fundado nas condições materiais e simbólicas de existência, por outro lado, a escola, em seu comprometimento com certos saberes e conteúdos formais, parece, ainda, criar poucas oportunidades de interlocução entre suas práticas e os conhecimentos forjados nos amplos e diversos processos de socialização de camadas sociais populares. Para a viabilização desta pesquisa, foram realizadas entrevistas com o rapper Ice Band e com sujeitos escolares, além da abordagem de letras de rap compostas pelo rapper. A partir da análise do material coletado, sinalizamos a necessidade de maior aproximação entre a instituição escolar e as linguagens artísticas da cultura hip hop, justificada pela possibilidade de (re)construção qualitativa das relações entre a escola, os sujeitos escolares e as comunidades.
O trabalho teve a orientação do prof. Dr. José de Sousa Miguel Lopes.

Compuseram a Banca Examinadora: Profa. Dra. Sandra Pereira Tosta, PUC Minas; Prof. Dr. José de Sousa Miguel Lopes, UEMG e Prof. Dr. Mauro Giffoni de Carvalho, UEMG.

Fonte: CENC - 28/04/16 AQUI




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