Dissertação de Mestrado em Educação fala sobre a interlocução entre a escola e o hip hop
O mestrando Márcio Ronei Cravo
Soares se preparando para defender a pesquisa que realizou sobre a cultura do
rap nas escolas de Belo Horizonte.
No dia 28/04/2016 na Faculdade de Educação
da Universidade do Estado de Minas Gerais, o mestrando Márcio Ronei Cravo
Soares, defendeu sua dissertação de mestrado, com o título "ICE BAND:
Interlocução entre o Rap e a educação”, que abordou a existência da interlocução
entre a escola e saberes não institucionalizados, como a própria cultura
hip-hop.
Esta
dissertação pretendeu conhecer e descrever algumas relações entre a cultura hip
hop – especialmente, o rap – e a educação, na cidade de Belo Horizonte, a
partir da consideração da história de vida do rapper Ice Band e das
interlocuções entre seu projeto Hip Hop –
Educação Para a Vida e uma instituição escolar visitada pelo projeto. Em
nosso percurso investigativo, buscamos auxílio em autores que nos permitiram
refletir sobre assuntos envolvidos com o tema de nossa pesquisa. Dentre outros,
destacamos Alberti (2005; 2012), Andrade (1999), Arroyo (2003; 2013), Bakhtin (2014),
Brandão (2004), Dayrell (2001; 2002; 2003), Freire (1996; 2000), Teixeira e
Praxedes (2006), e Zaluar e Alvito (1998). Acreditamos em que foi possível
perceber que se, por um lado, o discurso rapper possibilita, a moradores pertencentes
a classes sociais precarizadas, um reconhecimento identitário fundado nas
condições materiais e simbólicas de existência, por outro lado, a escola, em
seu comprometimento com certos saberes e conteúdos formais, parece, ainda,
criar poucas oportunidades de interlocução entre suas práticas e os
conhecimentos forjados nos amplos e diversos processos de socialização de
camadas sociais populares. Para
a viabilização desta pesquisa, foram realizadas entrevistas com o rapper Ice
Band e com sujeitos escolares, além da abordagem de letras de rap compostas pelo
rapper. A
partir da análise do material coletado, sinalizamos a necessidade de maior
aproximação entre a instituição escolar e as linguagens artísticas da cultura
hip hop, justificada pela possibilidade de (re)construção qualitativa das
relações entre a escola, os sujeitos escolares e as comunidades.
O trabalho teve a orientação do prof.
Dr. José de Sousa Miguel Lopes.
Compuseram a Banca Examinadora: Profa.
Dra. Sandra Pereira Tosta, PUC Minas; Prof. Dr. José de Sousa Miguel Lopes,
UEMG e Prof. Dr. Mauro Giffoni de Carvalho, UEMG.
Fonte: CENC - 28/04/16 AQUI
1 comentários:
Ah que bacana!!!
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