quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Educação e ambiguidades da autonomização: para uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autônomo


O presente artigo, confrontando a educação com o desiderato da autonomização, pretende analisar as ambiguidades a que esse confronto dá hoje origem e estabelecer, mediante a explicitação de uma concepção contra-hegemônica de autonomização, as bases e as coordenadas de uma pedagogia crítica da promoção do indivíduo autônomo, que seja simultaneamente humanista, emancipadora e transformadora tanto da realidade do sujeito quanto da realidade do contexto. A estrutura narrativa, em consonância com esse amplo propósito, articula as seguintes dimensões: a educação e a normatividade da autonomização; as ambiguidades da autonomização: sentidos divergentes de fazer educação para a autonomia; e, por fim, o empowerment emancipatório e transformador: vetor da educação enquanto autonomização contra-hegemônica. A conclusão aponta as linhas diretoras da construção de uma pedagogia crítica do indivíduo autônomo, assumida nas vertentes de emancipação individual e transformação social. 
Para ler o texto completo de Manuel Gonçalves Barbosa clique aqui

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