Música em cena
Paolo Conte: "Via con me" (Vá embora comigo) (cinco versões)
Roger Waters: "Sumud"
O músico inglês Roger Waters, 82 anos, fez uma homenagem à ex-vereadora do município do Rio Marielle Franco (Psol), assassinada pelo crime organizado em março de 2018 na capital fluminense. O artista lançou a música "Sumud". De origem árabe, o nome da canção significa "persistência inabalável" ou "firmeza perseverante". A homenagem aconteceu no último sábado (29), nos Estados Unidos.
No novo single, o ex-Pink Floyd reuniu figuras históricas e ativistas, como Rachel Corrie, Shireen Abu Akleh, Sophie Scholl e Anne Frank. No trecho que cita Marielle, Waters cantou: "Lembro-me bem de você/ De onde você ficou, de onde você caiu/ Você foi brutalmente assassinada/ Mas seu espírito permanece".
Em 2018, durante show no Rio, Waters vestiu uma camisa com a frase "Lute como Marielle Franco" e levou três mulheres ao palco - Luyara Santos, filha da ex-vereadora, Anielle Franco, sua irmã, e Mônica Benício, sua ex-mulher. O nome de Marielle também apareceu em telões de outras apresentações do artista.
Para assistir à interpretação de "Samud" clique no video aqui
Dino D'Santiago & Os Tubarões: "Djonsinho Cabral"
A música 'Djonsinho Cabral' de Os Tubarões, com a participação de Dino D'Santiago, é uma poderosa narrativa sobre a luta pela terra e a resistência das comunidades em Cabo Verde. A letra, cantada em crioulo cabo-verdiano, reflete a realidade de muitas famílias que enfrentam dificuldades para manter suas terras e sustentar suas famílias. A repetição da frase 'n ta bendi boi n ta paga' (não vou vender o boi, vou pagar) simboliza a resistência e a determinação de não ceder às pressões externas, mantendo a dignidade e a autonomia. Para assistir à interpretação clique no vídeo aqui
0 comentários:
Postar um comentário