A presença das mulheres na história da educação no Brasil
O objetivo deste artigo é o de analisar a construção do campo da história da educação e a contribuição de algumas mulheres no que se refere ao reconhecimento das mesmas na educação brasileira. A partir da pesquisa de tipo qualitativa, por meio da análise documental, realizou-se uma busca pelo nome das educadoras, nos sites Google Book, Google Shopping, Estante Virtual, Amazon e Skoob por meio das palavras-chave “história da educação brasileira” e, a partir da seleção de livros “destaques”2 , de 33, escolheu-se 4 obras para análise. E, ainda, uma procura pelo site Google Books com o nome de cada educadora. Posteriormente realizamos uma busca da localização das obras, a partir de uma análise qualitativa, de forma a perceber se e como as educadoras são mencionadas nos textos. Assim como, a procura por trabalhos voltados para a temática nos sítios eletrônicos Google, Google Acadêmico e ANPEd. Dessa forma, foi possível verificar que há uma ausência dos nomes das influenciadoras nos livros de história da educação selecionados, mas existem pesquisas e projetos que buscam evidenciar as trajetórias das mulheres no campo temático, do ponto de vista de valorizá-las como protagonistas da educação no país. Para ler o texto de Rayane Silva Guedes e Daniela Oliveira Ramos dos Passos clique aqui
A ideia dessa edição é dar vez e voz a todos os
silêncios desses 200 anos de Independência e 522 anos de Brasil. Para
responder a tais inquietações, os seguintes temas foram abordados nesta edição:
- Reflexões decoloniais sobre
a Independência do Brasil e a Semana de Arte Moderna de 1922;
- Sexualidades e afetividades;
- Geografias, lugares e
territorialidades;
- Arte, tradições e
manifestações culturais;
- Educação: Diversidade,
Diferença e Inclusão;
- Qualidade de Vida e Promoção
da Saúde;
- Mundo do Trabalho;
- Movimentos Sociais;
- Racismo, Criminalidade e
violência;
- Representatividade,
identidade, memória, patrimônios e apagamentos culturais.
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