domingo, 30 de outubro de 2022

Navegando pelo cinema





 'Ennio, O Maestro'



O cineasta Giuseppe Tornatore presta homenagem a Ennio Morricone e relembra a vida e a obra do lendário compositor italiano: desde a sua estreia com Sergio Leone até o filme "Os Oito Odiados", que conquistou o Oscar de melhor trilha sonora. Para ler o texto de Marcelo Castro Moraes clique aqui

 





 "O iluminado", de Stanley Kubrick 



O terror está preso ao controle do tempo. Menos à aceleração, mais à calmaria. Com alguma frequência, após momentos de medo e tensão, Stanley Kubrick recorre à elipse em "O Iluminado". Ao tempo, ao senhor que permite a passagem ao “próximo capítulo”, como se voltasse à estaca zero. O tempo corre, o terror arrefece. Para ler o texto de Rafael Amaral clique aqui







 "Roleta Chinesa": a arena das paixões




O primeiro plano é monumental na sua singeleza contraída (e contrariada…). Uma mulher (Margit Carstensen, uma das atrizes – senão mesmo a atriz – fetiche de Fassbinder) sentada à janela. As suas pernas estão estendidas sobre o aquecedor; uma perna esticada, a outra meio dobrada. O enquadramento é simétrico no modo como filma a arquitetura da divisão: duas janelas, lado a lado, o aquecedor ao centro, e o formato 1.66:1 é “sobre-enquadrado” pela moldura da porta, que recorta o espaço num “académico” 1.37:1. Neste primeiro plano de "Chinesisches Roulette" (Roleta Chinesa, 1976) é possível encontrar respostas a quase tudo o que está por vir. Há um efeito de concentração neste plano que parece sublimar o gesto do filme (as suas intrigas e personagens, as suas questões e dilemas), apresentando-o de forma cristalizada (e cristalina…). É a capacidade de síntese. Para ler o texto de Ricardo Vieira Lisboa clique aqui


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