Revista CARCARÁ PHOTOART n. 26
Segundo um dos colaboradores da revista, Fernando Rios, "a revista traz os fotógrafos modernistas brasileiros ligados ao Foto Cine Clube Bandeirantes. Esse momento, nas décadas de 1940 e 1950, representou uma
ruptura na arte fotográfica brasileira. Até ali, predominavam conceitos
tradicionais, como pictorialismo, numa tentativa de se aproximar das paisagens
das belas artes; retratos; registro de espaços urbanos ou rurais que
valorizavam a memória e a documentação. A partir desse grupo chamado de
modernistas, a fotografia brasileira ganha um novo significado: a arte
fotográfica passa a existir não mais como registro, como referente, mas como
referência em si, sujeito e objeto de seu conteúdo. Novos ângulos, novos
conteúdos, abstrações expressionistas e geométricas. A arte fotográfica
brasileira daquele momento representou um salto qualitativo que começa mais
conhecido no país e reconhecido e valorizado internacionalmente, ganhando um
importante espaço internacional no MOMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque". Para ter acesso ao conteúdo integral da Revista Carcará, n.26 clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário