COLETÂNEA - Educação e subjetividade: diálogos sobre ser professor
A coletânea “Educação e Subjetividade:
diálogos sobre ser professor” reuniu pesquisas que discutem a dimensão do
ser professor, considerando sua constituição na relação dialética entre homem e
realidade. Dessa maneira, as discussões aqui reunidas buscaram desvelar da materialidade
oriunda da política educacional, formação de professores, suicídio, trabalho
remoto, trabalho decente, exercício da docência, precarização do trabalho e
ludicidade que perpassam a concretude, que é o ser professor. O livro que ora
apresentamos é composto por doze artigos que expressam os temas e conteúdos
desenvolvidos em pesquisas de diferentes universidades do país e que revelam a
multideterminação da subjetividade docente. Tal multideterminação é o que
caracteriza o homem e, portanto, o docente como ser que se constitui
historicamente mediado pelas relações e condições sociais nas quais se insere.
Nesse sentido, no atual contexto em que vivemos, podemos destacar: pandemia
provocada pelo vírus do Covide-19 e a emergência do ensino na modalidade remota
são também elementos que medeiam a constituição da subjetividade docente e que
têm suscitado reflexões e provocado algumas pesquisas que se desdobram em
artigos que agora passamos a apresentar. Para cessa o conteúdo integral da
coletânea (216 págs.) clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário