terça-feira, 7 de junho de 2022

Ana Mae Barbosa: Textos selecionados sobre Arte e Educação



 
 
Este volume reúne –pela primeira vez traduzido para o espanhol– uma seleção de textos de Ana Mae Barbosa entre 1980 e o presente. O universo de sua obra, assim como sua ideologia e prática pedagógicas, sempre estiveram focados em devolver a própria voz, por meio das artes, aos excluídos do sistema e dos códigos culturais hegemônicos. Esta seleção de seus textos busca difundir a importância de suas contribuições para a arte-educação e transmitir sua obra aos educadores.

As artes na educação, como parte do direito que nossas sociedades têm de usufruir de experiências artísticas, não se configuram apenas como objeto de reflexões que hoje são imprescindíveis, mas também nos desafiam a construir um grande espaço de diálogo em torno das questões e problemas que despertar o interesse comum e compartilhado das ciências sociais e humanas. UNA e CLACSO consolidam um vínculo que é plataforma e ponto de partida para promover esta iniciativa e acompanhar os debates vitais do século XXI.
 








Djam Neguin: "Badio Branku"




Djam Neguin, artista caboverdiano multifacetado provocativo e irreverente, brinda-nos e surpreende com nova composição. “Badio Branku” como título, manifesta uma capacidade sintética de todo um conteúdo e narrativas contemporâneas daquilo que enfrentamos nas nossas sociedades, sedentas de africanidade como processo emancipatório. Djam canta a um “espelho invertido”, uma máscara de quem não se quer ver. E sobretudo acusar-se. O existencialismo fala-nos do fardo que é a nossa própria liberdade, na simetria de uma responsabilidade que nem sempre é assumida na mesma medida. Amílcar Cabral falou disso, quando projetou e defendeu a criação do “homem novo”, que pensasse pela sua “própria cabeça”. Um ser livre. Um homem que se pode dar ao luxo de se ver e de ser visto, humanamente, sem “lágrimas de cor”. Para ler o texto de Valdevino Santos Bronze e assistir à interpretação de algumas músicas clique aqui









Bolero de Ravel por Jorge Donn en "Los unos y los otros"





Para assistir à interpretação de Bolero de Ravel por Jorge Donn en "Los unos y los otros" clique no vídeo aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP