segunda-feira, 19 de maio de 2014

UNIÃO EUROPEIA: Um golpe mortal no bem-estar social

Enquanto manifestantes protestavam contra um novo acordo de livre-comércio entre a União Europeia e Washington,1 os chefes de Estado e de governo europeus, reunidos em Bruxelas nos dias 19 e 20 de dezembro de 2013, avaliavam a aplicação de uma nova ferramenta: os acordos de natureza contratual, firmados entre a Comissão Europeia e os Estados-membros. Uma vez colocado em prática, o dispositivo poderia ser a mais poderosa arma já confiada às instituições europeias para desmantelar o Estado de bem-estar social.
Embora a medida ainda esteja em discussão, o presidente do Partido Socialista Europeu (PSE), Sergei Stanishev, garante que ela poderia “suprimir as disposições sociais em todos os Estados-membros, um após o outro, medida após medida”.2 Temendo uma explosão de euroceticismo caso a Europa seja autorizada a intrometer-se nos Estados para realizar reformas estruturais, Guy Verhofstadt, líder dos liberais no Parlamento Europeu, declarou, de modo lapidar, que o sistema era o anúncio da “morte da Europa”.
Para ler o texto completo de Frédéric Panier clique aqui

Leia também o texto Tafta: EUA e UE negociam em segredo um dos tratados mais importantes da história” de Eduardo Febbro clicando aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP