domingo, 25 de maio de 2014

Marx Selvagem, de Jean Tible: descolonização e antropofagia

HenriRousseauExoticLandscape
feira virtual de livros Annablume, aberta em Outras Palavras em 12 maio, tem boas atrações. Entre elas, o delicioso livro Marx Selvagem, de Jean Tible, que está à venda com descontos de até 60%, para membros do programa Outros Quinhentos.
Na obra de Tible, versão editorial de sua tese de doutorado apresentada à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, em 2012, o autor coloca o pensamento revolucionário de Marx para além da Europa Ocidental e das correntes marxistas que, com o tempo, impregnadas pela fumaça das sociedades pós-industriais, passaram a transitar com menor flexibilidade entre as ciências humanas.
Ao liberar a teoria social de Marx de um estigma economicista, ela se reaproxima da antropologia. Neste sentido, Tible retoma diálogos com a sociologia de forma inovadora, considerando outros sujeitos em Marx – que não somente europeus, nem operários industriais urbanos. Segundo coloca o autor, foram cruciais suas observações às organizações sociais mais horizontais, como por exemplo, a comuna russa, às quais o revolucionário analisou relações de poder ditas primitivas que levaram à constituição dos preceitos de O Capital.
Para ler o texto completo de Marília Arantes clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP