sábado, 31 de maio de 2014

Desigualdade e democracia

213 300x198 Desigualdade e democracia
A suposição de que o crescimento econômico é “uma maré alta que levanta todos os barcos”, como proclamou a falecida primeira-ministra britânica Margaret Thatcher (1979-1990), quando anunciou a guerra ao Estado de Bem-Estar, bem como o lema paralelo de que uma política favorável aos ricos “filtra a riqueza para todos”, estão hoje em dia completamente desacreditados.
Afirma-se que os fatos não mentem. Com fatos, o economista francês Thomas Piketty prova, por meio de uma monumental análise estatística mundial intitulada O Capital do Século 21, que ao longo dos dois últimos séculos o capital obteve maiores dividendos do que o trabalho.
O estudo de Pikety demonstra que o crescimento econômico se distribui de maneira desigual entre as pessoas comuns e os ricos, de maneira que esses últimos captam a maior parte dos benefícios e são cada vez mais ricos.
De acordo com o modelo econômico vigente, os herdeiros de capitais ficam com a parte principal do crescimento. Em outras palavras, sugam sua crescente riqueza do resto da população.
Para ler o texto completo de Roberto Savio clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP