sexta-feira, 23 de maio de 2014

Livros & Cia.| Nascimento de um livro

O objeto livro é tido por alguns como um dos objetos mais bem desenhados da história.
De fato, desde o fim da antigüidade, quando o codex, de invenção romana, e, em seguida, o livro tal como o conhecemos hoje começam a se popularizar na Europa, sua forma básica e fundamental pouco mudou. Como nos lembra um pequeno vídeo que circula há certo tempo na rede [http://www.youtube.com/watch?v=YhcPX1wVp38 ], o objeto livro, ainda hoje, carrega essa marca de inovação que desde o século V o destinou a ter um lugar privilegiado dentre os demais objetos da civilização.
Sem o livro, o mundo tal como o conhecemos não existiria: na base de muitos dos grandes acontecimentos históricos posteriores ao seu surgimento, lá estava o objeto livro. Nos seria, por exemplo, impossível pensar a divulgação do Cristianismo, a Revolução científica ou o Iluminismo – e, logo, a ideia de democracia tal como a pensamos hoje – sem ele.
Essa nova categoria que o com este post o blog inaugura, visa, de forma livre, trazer vídeos, fotos, imagens e informações que, de certa forma, direta ou indiretamente, nos remetem ao livro, à sua forma, ao seu fazer, ao seu desenho e à sua história.
Para ver o vídeo que mostrar o processo de edição de um livro clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP