terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A maior sala de aula do mundo - Entrevista / Henrique Koifman

Em 2004, o analista de investimentos norte-americano Salman Khan, então com 28 anos, resolveu dar aulas de apoio a uma prima adolescente que tinha dificuldades em matemática. Como moravam em cidades diferentes, Salman decidiu criar um sistema com o qual pudesse dar as explicações para sua aluna pela internet e desenvolveu uma plataforma simples e barata, com exercícios de matemática e vídeos curtos em que, usando uma tela como quadro-negro e sem aparecer em cena, apresenta os conteúdos de maneira clara e informal. Para isso, pesquisou tudo o que pôde sobre educação a distância e, por conseguinte, sobre ensino.
Publicadas no Youtube, as videoaulas acabaram transformando-se em um fenômeno mundial, sendo usadas por centenas de milhares de estudantes. Passados nove anos, Salman Khan dedica-se exclusivamente ao ensino por meio da Khan Academy. Com cerca de 5.000 videoaulas e 100 mil exercícios de matemática em inglês no ar, ele conta hoje com uma estrutura profissional e mantém convênios com diversas instituições de ensino que utilizam suas ferramentas e seu conteúdo para apoiar professores e alunos dentro e fora das salas de aula.
Nesta entrevista pelo Skype (ferramenta de bate-papo em voz e vídeo, em tempo real, pela internet), ele fala sobre educação e professores, abordando ainda a parceria entre sua academia e a Fundação Lemann, que financia a versão para o português da plataforma com exercícios e vídeoaulas. A nova plataforma da Khan Academy estará disponível gratuitamente para os estudantes e professores brasileiros, totalmente em português, a partir de janeiro de 2014 no endereço www.fundacaolemann.org.br/khan-portugues.
Leia a entrevista de Henrique Koifman clicando aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP