sexta-feira, 8 de julho de 2022

Navegando pelo cinema

 





 A filha que veio do futuro 




Quando a pequena Nelly perde sua querida avó, se vê numa situação de certo desamparo. Ela está ajudando os pais a esvaziarem a casa onde sua mãe passou a infância. Sentindo-se virtualmente sozinha após a partida da mãe, Nelly passa a viver uma fantasia no bosque ao redor da casa. Encontra uma menina com o mesmo nome de sua mãe, Marion, que está justamente construindo a casa de brinquedo que a mãe construiu quando criança. Um paradoxo temporal coloca frente a frente mãe e filha com a mesma idade. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui








 "Bicha, a senhora é destruidora mesmo" - Uma análise do queer como símbolo de resistência em "O Animal Cordial" e "Bacurau"




O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise de personagens queer no cinema político brasileiro contemporâneo. Para tanto, foram utilizados dois filmes recentes, "O Animal Cordial" (2017), de Gabriela Amaral Almeida, e "Bacurau" (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, tendo como foco as suas personagens classificadas como queer, Djair e Lunga, respectivamente. Para ler o texto de Bernardo Demaria Ignácio Brum e Luís Fellipe dos Santos clique aqui





 Winter Kills: o Grande Voyeur 



O assassinato de John F. Kennedy (em Dallas, Novembro de 1963) tem passado por estas crónicas como o acontecimento fulcral do século XX: espécie de buraco negro que tudo suga e sobre o qual não há luz suficiente que o ilumine de modo a aclarar a grande conspiração, que desde o primeiro instante foi tomada pela ficção das paisagens dos media, a partir da qual surgem permanentes réplicas provenientes das mais variadas perspectivas. Para ler o texto de Vítor Ribeiro clique aqui



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