quarta-feira, 27 de julho de 2022

Caminhos da educação

 





 O programa "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania"




O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento onde serão   articuladas   algumas   considerações   sobre   o   tema   formação   para   a construção  da  cidadania  e  o  debate  sobre  a  ética voltada ao público “infantojuvenil” por meio do Programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e Cidadania”,  promovido  Controladoria  Geral  da  União  (CGU).  A  abordagem metodológica  pautou-se  na  exploração  de  documentos  oficiais  e  normativos, com   a   adoção   de   instrumentos   de   coleta   de   dados,   como   questionário   e entrevistas   semiestruturadas.   Embora   inicialmente   os   resultados   obtidos apontem para uma satisfação dos profissionais envolvidos no trabalho docente, percebemos também, considerando os dados coletados, alguns indícios que nos levam  a  compreender  que  vários  aspectos  do  Programa  ainda  precisam  ser aprimorados.  Acreditamos  que  esse  estudo  possa  proporcionar  contribuições  e reflexões  teóricas  quanto  à  temática  abordada  e  uma  maior  compreensão  dos processos e aspectos didáticos-metodológicos do programa. Para ler o texto de Lincoln de Souza Silva, Ana Paula Andrade e Francisco André Silva Martins clique aqui








 Educação ambiental e os saberes tradicionais




O  presente  estudo  tem  como  intuito  compreender  o  diálogo  entre  os  Saberes Tradicionais do Candomblé do Povo Bantu – cosmologia que cultua as energias da  natureza  denominadas  Mukixi(plural  de  Nkisi) – e  a  Educação  Ambiental (EA), já que com a  contínua desvalorização  desses saberes pertencentes a estes povos e comunidades  tradicionais ocasiona  práticas  de violências  epistêmicas  e raciais.  Essas  relações  desiguais  de  poder,  iniciadas desde  o  Brasil  Colônia, persistem  até  os  dias  atuais,  reverberando  nas  formas  de  educação  produzidas ou    reproduzidas,    por    exemplo,    nas    instituições    escolares.    Partindo    da  possibilidade  do  ato  de  educar  em  uma  perspectiva  etnoecológica  e  para  as relações  étnico-raciais,  esse  artigo,  como  pesquisa  bibliográfica,  se  volta  para  a reflexão  sobre  os  potenciais  dos  Saberes  Tradicionais  do  Candomblé  do  povo Bantu   para   o   ensino   da   Educação   Ambiental   Crítica   que   seja,   também, antirracista, libertadora e democrática. Para ler o texto de Rodolfo de Oliveira Silva e José Eustáquio de Brito clique aqui









SCIAS. Direitos Humanos e Educação, v. 5, n. 1 (2022)




Está sendo lançada uma nova edição da Revista SCIAS. Direitos Humanos  e  Educação  com  o  Dossiê  Temático:  “Reconhecimento,  autonomia  e diversidade”,  resultado  da  parceria  profícua  com  a  Subsecretaria  de  Direitos Humanos   da   Secretaria   de   Estado   de   Desenvolvimento  Social   (SEDESE)   e   da Faculdade    de    Educação    da    Universidade    do    Estado    de    Minas    Gerais–FaE/CBH/UEMG. Para ter acesso ao conteúdo integral da revista clique aqui






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