João Canijo - Cinema de (des)enganos
Nos anos noventa, era descrito como um realizador cujos filmes eram “feitos a brincar, num fim-de semana, por um realizador que conseguiu ter em devido tempo o dinheiro e os atores para isso.” Esta é a impressão com que o Jornal de Letras ficou acerca da segunda longa-metragem de João Canijo, que anteriormente já tinha sido mal recebido pelos críticos. Para ler o texto de Ana Margarida Ramos clique aqui
Cinema Brasileiro e Seu Lugar no Mundo
Durante toda sua história, o cinema brasileiro sofreu com um problema de identidade: ele nunca se encaixou nos altos padrões da indústria monopolista hollywoodiana, mas também enfrentou diversos impasses para criar, desenvolver e assentar um estilo que fosse seu e que, simultaneamente, fosse “bom o suficiente” para o público acostumado com o nível exorbitante e industrial, produto do norte-americano. Ao longo de todo o último século, o cinema brasileiro nunca foi totalmente aprovado: uma hora era bem-visto apenas pelo público, como no caso das chanchadas, que, no entanto, eram constantemente atacadas pelos conservadores que seguiam os ideais dos colonizadores culturais estadunidenses; em outros momentos, nas poucas tentativas de copiar o que estava sendo realizado no exterior, problemas econômicos e críticas sobre a falta de autenticidade emergiram. Em uma expressão popular, o cinema brasileiro do século XX estava em um beco sem saída. Para ler o texto de Leonardo Frederico clique aqui
FILME INTEGRAL "Ladrões de Bicicletas", de Vittorio de Sica (1948)
Roma, após a Segunda Guerra Mundial. Antonio Ricci, desempregado, encontra trabalho como colador de cartazes municipal, um trabalho para o qual é imprescindível uma bicicleta. Ricci consegue o trabalho, mas enquanto tenta colar um pôster de filme, a bicicleta é roubada. Começa aí uma busca desesperada e quase sem esperanças pelas ruas de Roma.
Vencedor do Óscar de 1950 na categoria Melhor Filme Estrangeiro e de muito outros prêmios, "Ladrões de Bicicleta" é um dos mais celebrados filmes do chamado neorrealismo italiano. Foi incluído na
lista "100 filmes italianos a salvar"
e também foi classificado na quarta posição em "Os 100 melhores filmes do cinema mundial" da revista Empire.
Para assistir ao filme (1:28:53) clique no vídeo aqui
0 comentários:
Postar um comentário