terça-feira, 31 de outubro de 2023

Navegando pelo cinema

 





O medo é um fantasma mais "penado" que Rebecca




Sentir medo será à partida um lugar comum no dia a dia dos humanos, na verdade, senti-lo pode muito bem ser um dos clichês mais evocados na vida, não só naquilo a que chamamos de quotidiano, mas também na “vida do cinema”. A nossa existência está cheia de clichês que a sétima arte adotou, e vice-versa, sim, porque, se por vezes eu tenho medo de tomar duche de cortina fechada, não foi porque o aprendi na serenidade da minha rotina, mas porque em algum momento, o cinema me mostrou que cenas em chuveiros, podem ser efetivamente dramáticas, e como já devem ter reparado, estou de forma muito clichê a referir-me ao plano do filme “Psycho”, em que a personagem de Janet Leigh é surpreendida por um assassino durante o banho. Para ler o texto de Hugo Gomes clique aqui






Contatando o "Coletivo de olhos verdes"




Escrever a História dos Cinemas da África envolve voltar aos debates que os marcaram. Os documentos do "Coletivo de olhos verdes", nascido no Fespaco em 1981, são extremamente raros. Era, portanto, apropriado conhecer um de seus principais protagonistas que recebeu uma menção no Festival por seu curta-metragem "L ’Ngatch Child". Para ler a entrevista com William Ousmane Mbaye clique aqui






Quatro filmes para mergulhar no universo da música brasileira




Além de “Meu nome é Gal”, que está em cartaz nos cinemas, selecionamos outros filmes sobre música brasileira para assistir. Para ler o texto de Carol Braga clique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP