sábado, 21 de outubro de 2023

"Carteira de Identidade" - Mahmud Darwish


Mahmud Darwish (1941-2008)



Carteira de Identidade

 

 

 

 



Toma nota!


 

Sou árabe


 

Número da identidade: 50 mil


 

Número de filhos: oito


 

E o nono… já chega depois do verão


 

E vais te irritar por isso?


 

Toma nota!


 

Sou árabe


 

Trabalho numa pedreira


 

Com meus companheiros de dor


 

Pra meus oito filhos


 

O pedaço de pão


 

As roupas e os livros


 

Arranco da rocha…


 

Não mendigo esmolas à tua porta,


 

Nem me rebaixo


 

No portão do teu palácio


 

E vais te irritar por isso


 

Toma nota!


 

Sou árabe


 

Sou nome sem sobrenome


 

Paciência sem fim


 

Num país onde tudo o que é


 

Ferve na urgência da fúria


 

Minhas raízes…


 

Antecedem


 

O nascimento do tempo


 

O princípio das eras


 

O cipreste e a oliveira


 

A primeira das ervas


 

Meu pai…


 

De família na terra


 

Sem nobreza entre os seus


 

Meu avô


 

De presença no arado


 

Nem distinto nem bento


 

Sem nome nem renome


 

Sem papel nem brasão


 

Minha casa, só choça no campo


 

De troncos e tábuas


 

E ela te agrada?


 

Sou nome sem sobrenome


 

Toma nota!


 

Sou árabe


 

Cabelos negros


 

Olhos castanhos


 

E o que mais?…


A cabeça coberta com keffiyya e cordão


 

Dura como pedra


 

Rija no toque a palma da mão…


 

E o melhor pra comer?


 

Azeite e zaatar


 

O endereço?


 

Uma aldeia isolada… esquecida


 

De ruas sem nome


 

E homem…


 

No campo e na pedra…


 

E vais te irritar por isso?


 

Toma nota!


 

Sou árabe


 

Arrancaste as vinhas de meu avô


 

A terra que eu arava


 

Eu, os filhos, todos


 

Nada poupaste…


 

Pra nós, pros netos


 

Só pedras, pois não


 

E o governo, o teu, já fala em tomá-las


 

Pois então!


 

Toma nota!


 

No alto da primeira página


 

Não odeio ninguém


 

Não agrido ninguém


 

Ao sentir fome, porém,


 

Como a carne de quem me viola


 

Atenção… cuidado…


 

Com minha fome… com minha fúria!



 

 

 

Mahmud Darwish


 

(Poeta palestino)



0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP