sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O Grupo UAKTI anuncia seu fim


O grupo UAKTI anunciou seu fim no dia 15 de outubro de 2015. Grupo  de música instrumental de Belo Horizonte, teve diversas formações ao longo de sua carreira (1978 a 2015). A composição mais duradoura foi formada por Marco Antônio Guimarães, Artur Andrés Ribeiro, Paulo Sérgio Santos e Décio Ramos. O Grupo tornou-se conhecido por utilizar instrumentos musicais não convencionais, projetados por seu líder e construídos pelo próprio grupo. Durante 37 anos este grupo tão espetacular foi um grande exemplo de criatividade e compromisso com a música e a arte acima de tudo. Realizou parcerias com grandes nomes da música e até da dança, como Milton Nascimento, Philip Glass, Paul Simon, Grupo Corpo, e muitos outros...O principal compositor do UAKTI, Marco Antônio Guimarães, tem formação erudita e utiliza em suas composições um estilo composto de estruturas rítmicas complexas. Normalmente mais de um compasso é utilizado na mesma composição, quando não é utilizada métrica livre. A melodia e harmonia são compostas de forma a aproveitar as características de execução do instrumental. O estilo do UAKTI já foi comparado ao minimalismo de Steve Reich e Philip Glass. Se por um lado, as técnicas composicionais são contemporâneas, a sonoridade dos instrumentos, por outro, empresta um caráter primitivo à música do grupo. Esta dicotomia é o segredo do som do UAKTI.

Os instrumentos não convencionais construídos por Marco Antônio Guimarães são os responsáveis pela sonoridade característica do grupo. A seguir se descrevem apenas alguns dos instrumentos utilizados com mais frequência:

Pans (Tubos de PVC de diversos comprimentos, montados de forma a que suas extremidades estejam alinhadas, em uma disposição muito semelhante à de uma flauta de pan);

Marimbas (as teclas são dispostas sobre duas caixas de ressonância independentes que podem ser invertidas ou deslocadas);

Instrumentos de cordas com arco (Iarra, Chori Smetano,Torre); 

Tambores (menbranofones);

Instrumentos tradicionais (atabaques, surdos, tablas, flautas transversais, tambores tradicionais indianos. Ocasionalmente também são utilizados instrumentos de cordas como o violão e o piano, embora sua execução normalmente seja feita com baquetas e em afinações alternativas.
Para ver a interpretação de "Tiquiê River/Japurá River" clique no vídeo aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP