domingo, 27 de abril de 2014

Negociações EUA-Irã: dilemas paralelos

wikimedia commons
Durante o último mês houve negociações formais ente os Estados Unidos e o Irã sobre questões nucleares. Na verdade, as negociações já correm, seja oficial seja secretamente, por mais de seis meses. Tecnicamente, o grupo que negocia com o Irã é o chamado P5 1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha). Mas o P5 1 é basicamente uma cobertura para o negociador-chave, os Estados Unidos.
A postura pública de ambos os lados é idêntica. Cada um tem um objetivo principal, diferentes um do outro. Cada um diz que tem questões de princípio em relação às quais não pode fazer concessões. Apesar disso, parecem ambos ser guiados pelo que o Supremo Líder do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, chamou de "indulgência heroica".
Há mais paralelos. Tanto o presidente dos EUA, Barack Obama, quanto o presidente do Irã, Hassan Rouhani, parecem querer chegar a um acordo que evite um conflito armado. Isto porque ambos acreditam que um conflito armado teria consequências muito negativas para os dois países e para eles pessoalmente.
Para ler o texto completo de Immanuel Wallerstein clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP