quinta-feira, 2 de maio de 2024

"Companheirismo" - Nisrin Ibn Larbi

 



Companheirismo

 




São cegas as suas laringes

 

nunca chorou uma pomba ou cantou


estava a seduzir o gemido das entranhas.


Tudo quanto viu nunca pôde instigá-la com o gemido,


o nascer ou o pôr-do-sol


seria o mesmo para ela.


O meu gemido é visionário


só se contenta com a saída do sol.


O gemido dispersou o véu do silêncio


debaixo da asa da mosca encontrarias a voz,


e debaixo da asa do corvo descobririas o gemido.


O gemido clamou:


Não me ocultes como o corvo debaixo da tua asa


solitário explodiu o meu gemido, extraviou-se, perdeu a voz.


A eminência é uma emanação da profundidade


sobre ela se derrama a voz e assim conseguiu gritar.


De mim, e não para mim escapou o gemido


Que nunca me atingiu, mas com a minha alma pôde alcançar


os seus confins.


O meu gemido


não me reconheceu quando saiu de mim.


O meu gemido


não me reconheceu quando saiu de mim!


O meu gemido,


Oh, traído pelo eco e pelo vazio!


Nunca deixou de voar o pássaro do gemido no teu céu.


O seu céu abraça o vazio.



Nisrin Ibn Larbi*



*Nisrin Ibn Larbi nasceu em Tetouan (Marrocos) em 1981. Poeta e professora de língua espanhola e literatura na Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade Abdelmalek Essaadi de Tetouan. É doutorada pela Universidade de Granada com uma tese sobre La Dualidad Cervantina. Historia, literatura y moriscos en el Siglo de Oro. Membro de vários comités, tanto em Marrocos como em Espanha, tem proferido várias confer& ecirc;ncias. Ao poema que aqui se publica, foi atribuído, em 2013, o XII Premio Rafael Alberti de Poesía, promovido pela Consejería de Educación Embajada de España en Rabat. Os seus poemas têm aparecido nas revistas Aljamía, da Consejería de Educación en Marrocos, e na revista Dos Orillas, de Algeciras. Publicou o poemário A Fuga na antologia poética Estrecheños, em 2015, e figura n a antologia Encuentro Rencontre, publicada em 2017.




Para ter acesso ao mais recente livro de poesia "Nas sílabas do ventodo autor do blog clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP