domingo, 12 de maio de 2024

Navegando pelo cinema

 





Só que amanhã, sei-o bem, é sempre longe demais




O sucesso que nos foi vendido enquanto publicidade - "o filme italiano que derrotou o fenómeno 'Barbienheimer' no seu país de origem" - chega-nos como uma lição válida de como transformar a História em ficção, sem nos parecer pedagogia institucional. Esta primeira longa-metragem realizada por Paola Cortellesi, "C'è ancora domani" (“Ainda Temos o Amanhã”), é um exemplo feliz de "História viva" em tela, desfrutando das tessituras históricas e insinuando nelas uma ficção passível de se alicerçar num filme de múltiplas camadas (lê-se à luz da historiografia, como também se lê à luz do seu lado novelesco). Ao contrário do seu antígona, a "História morta", como mencionada diversas vezes e que tem ganho uma grande estima pelo público generalizado, gravemente dependente do realismo e dos simulacros da mesma (veja-se o exemplo de "Dunkirk" de Christopher Nolan, onde a rigidez da sua reconstituição está acima da sua capacidade de ficção), a "História viva" atira os factos históricos como um episódio moldável, sendo o pano de fundo para uma criação narrativa em primeira instância. Para ler o texto de Hugo Gomes clique aqui







Pereio, o ator que amávamos odiar




Paulo César Pereio faleceu hoje (12/5), aos 83 anos. Era um ator de quem podíamos esperar tudo – do melhor ao pior. No ano passado, apareceu em festivais um documentário sobre ele, que ratifica esse juízo. Como afirma o título, "Peréio, Eu te Odeio" quer ser o oposto dos documentários hagiográficos, aqueles que só têm câmera e microfone para elogios ao personagem. O próprio Paulo César Pereio exigiu que fosse assim: um filme que falasse mal dele. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui







O talentoso novo Ripley




Cauana Mestre escreve sobre a série "Ripley", nova versão do romance policial de Patricia Highsmith. Para ler seu texto clique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP