Navegando pelo cinema
A miséria humana em cartaz
Longa-metragem Carvão aborda a degradação a que mulheres e homens podem ser submetidos. Para ler o texto de Eduardo Escorel clique aqui
Quão cronenbergiano é David Cronenberg em 2022?
David Cronenberg prometeu - e se prometeu - regressar ao seu “original modelo”, ao “body horror” que implantou como marca sua [cronenbergiano]. Contudo, com “Crimes of the Future”, uma lição deve ser (re)aplicada, o de nunca voltar ao local onde se foi feliz. Para ler o texto de Hugo gomes clique aqui
Kafka, de Steven Soderbergh
A soma de imagens, em uma passagem específica, explica o filme todo – e todo o mal que envolve o mundo de Kafka (Jeremy Irons). É o momento em que ele vê o corpo de seu amigo, coberto, saindo pela porta do necrotério e, em seguida, no escritório em que trabalha, um carrinho com pilhas de documentos fazendo o mesmo movimento. A morte física do homem encontra equivalente na massa morta de papéis. Para ler o texto de Rafael Amaral clique aqui
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