“A Psicologia Socio-Histórica: Bases epistemológicas, Categorias Fundamentais Interversões Psicossociais”
A coletânea Psicologia Socio-Histórica:
bases epistemológicas, categorias fundamentais e intervenções psicossociais
é fruto do esforço coletivo de professoras(es) e pesquisadoras(es)
inseridas(os) em diferentes Instituições de Ensino Superior brasileiras, das
regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste e filiadas(os) ao GT - A
Psicologia Socio-Histórica e o Contexto Brasileiro de Desigualdade Social,
da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Buscamos
oferecer uma contribuição os estudos e pesquisas em Psicologia Socio-Histórica,
que têm sido realizadas em diversos programas de pós-graduação, além disso
dirigimos essa produção para também para professoras/professores e
alunas/alunos dos cursos de graduação em Psicologia e áreas afins. A
psicologia, que discutimos na pluralidade dos trabalhos aqui publicados, é
vista por todos(as) nós como a ciência que possibilita a compreensão dos
fenômenos psicossociais de forma comprometida e na qual a pesquisa é sempre
prática social, política e ética. A coletânea foi organizada em três partes. A
primeira apresenta, em três capítulos, as bases epistemológicas da Psicologia
Socio-Histórica; na segunda parte as categorias fundamentais da Psicologia
Socio-Histórica são discutidas ao longo de oito capítulos de autoria de
diversas(os) autores(as); e, finalmente, a terceira parte traz reflexões sobre
a Psicologia Socio-Histórica e as políticas públicas a partir dos fazeres de
suas autoras e seus autores nos campos relacionados às infâncias, às
juventudes, às relações de gênero e manifestações da sexualidade, bem como às
práticas de atenção básica de saúde e da clínica psicológica.
A
Coletânea (491 págs.) organizada por Maria Ignez Costa Moreira e Sonia M. Gomes Sousa está disponível para acesso integral clicando aqui
0 comentários:
Postar um comentário