quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Leonardo Padura: "A alma das coisas é comum a todos nós"


Agraciado com o Prêmio Princesa das Astúrias das Letras, Leonardo Padura é considerado um dos melhores autores de Cuba. Romancista, ensaísta, roteirista e jornalista, ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais Estações Havana. Seus livros retratam a realidade de seu país, mas também reforçam a universalidade da literatura, transcendendo o contexto das personagens e abordando temas como o medo, a corrupção e a ambição - toda a parte obscura da condição humana. 
Para ler sua entrevista clique aqui

Janna Levin: “A ciência é apenas uma parte absolutamente intrínseca à nossa cultura” 
Janna Levin é física teórica e astrônoma norte-americana. Mas, se você espera livros incompreensíveis e falas monótonas sobre questões aparentemente desligadas da sua vida, repense: é hora de conhecer o trabalho de Levin. Com os olhos voltados para o vasto espaço acima de nós, Janna Levin até pode se debruçar sobre complexas pesquisas sobre buracos negros e ondas gravitacionais no espaço-tempo, mas é na obstinação do homem em desvendar os mistérios do universo que reside sua motivação. 
É por isso que Levin se tornou uma "astrofísica descolada", como define a Wired na entrevista que você vai conferir clicando aqui

Pierre Lévy: A web de ontem, a web de amanhã 
Resultado de imagem para Pierre Lévy
Pierre Lévy é um dos principais pesquisadores sobre culturas tecnológicas. Um filósofo do ciberespaço, Lévy propõe que a web caminhe rumo a uma inteligência coletiva reflexiva, um ambiente para o desenvolvimento cognitivo coletivo e para o conhecimento aberto. Segundo o intelectual francês, a web está apenas no início e o futuro reserva uma nova ideia de inteligência coletiva. Não se tratará mais do compartilhamento de dados, mas sim de significados. "Seria preciso realizar uma espécie de interconexão semântica, além da interconexão material que existe entre páginas e computadores. Se conseguirmos fazer isso, as consequências positivas serão muito importantes no sentido de um aumento da inteligência coletiva global, aumento não só do raciocínio lógico, mas também do processo de interpretação, dos processos hermenêuticos, de tudo que nos permite dar sentido à informação ou ao dado bruto."
Quem nos fala mais sobre a evolução da web é o próprio filósofo. Confira sua entrevista clicando aqui

"Istambul, Istambul": mostrar o chão 
Resultado de imagem para Burhan Sönmez
Istambul, Istambul” é a primeira obra de Burhan Sönmez publicada em Portugal. Esta janela para a Turquia de Erdogan, cujas limitações levaram ao exílio do autor no Reino Unido, já foi traduzida para 30 línguas, ganhou o prémio ERBD no Reino Unido e chegou agora a Portugal. 
Para ler o texto completo de Ana Bárbara Pedrosa clique aqui

Leia "O Vale do Silício não é uma criação mágica" Entrevista com Ekaitz Cacela clicando aqui
Leia "Uso excessivo do celular pode causar dependência e problemas psicológicos " de Giulia Hel Halabi clicando aqui
Leia "Quando as tecnologias de controle social se encontram: austeridade fiscal, Facebook e fascismo no início do século XXI" de José Raimundo Trindade clicando aqui
Leia "Ebola, doença do colonialismo" de Rob Wallace e Rodrick Wallace clicando aqui
Leia "Tributos, antídoto para o hipercapitalismo" de Guilhermo Sullings clicando aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP