sábado, 24 de agosto de 2019

O farol de Biarritz e o simbolismo da política internacional

Vista do farol na Grande Plage antes da cúpula do G7, em Biarritz (França)

Respostas atravessadas de um Governo medíocre ajudaram a cortar canais de comunicação e, ao longo de sete meses, Bolsonaro acumulou incêndios diplomáticos. 

Para ler o texto completo de Jamil Chade clique aqui


Leia "Grupos pró-Bolsonaro no whatsapp não se desmobilizaram com a vitória. Pelo contrário, estão mais radicais" de David Nemer clicando aqui

Leia "Destruindo o Brasil" de Liszt Vieira clicando aqui

Leia "Queimadas na Amazônia atraem olhos do mundo e colocam governo Bolsonaro sob pressão" de Bernardo Barbosa e Talita Marchao clicando aqui

Leia "A Amazônia está queimando. Bolsonaro diz que seus críticos estão ateando fogo para fazê-lo parecer ruim" de Terrence McCoy clicando aqui

Leia "Incêndios na Amazônia: uma praga sazonal ''amplificada pelas posições de Jair Bolsonaro''" de Laura Motet clicando aqui

Leia "A eterna catástrofe na Amazônia" de Manuel Ansede clicando aqui

Leia "Ruas brasileiras aderem à campanha internacional pela proteção da Amazônia" de Breiller Pires  clicando aqui

Leia "De Birnam Wood a Dunsinane Hill; da Amazônia ao Planalto Central" de  Hugo Cavalcanti Melo Filho clicando aqui

"Assista à fala de Lula sobre a Amazônia na COP-15, considerada um dos destaques da conferência" clicando aqui

Leia "Tapirapé defendem território de invasores por conta própria" de Julia Dolce clicando aqui

Leia "''É mentira que o Brasil vai quebrar se não fizer as reformas'', afirma Pedro Rossi" clicando aqui

Leia "Sociedade civil se mobiliza contra cortes na Educação de governo Bolsonaro" de Mariana Serafini clicando aqui

Leia "Em entrevista, Raul Seixas revelou planos de se candidatar a deputado federal durante a ditadura" clicando aqui

Leia "Vinicius de Moraes: O canto que te quero cantar, Pedro meu filho" clicando aqui

Exclusivo: secretaria chefiada por Ricardo Salles coagiu funcionários

Resultado de imagem para Ricardo Salles
    Tatiana Dias

The InterceptBrasil- 24/08/2019
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é um condenado por improbidade administrativa. Já contamos essa história: enquanto era secretário do Meio Ambiente de São Paulo, na gestão do tucano Geraldo Alckmin, Salles pressionou funcionários da Fundação Florestal – o equivalente ao Ibama na gestão estadual – a adulterarem um mapa ambiental. Salles, na época, chamou a reportagem do Intercept de “falsa” e “tendenciosa".
Agora, mais uma vez, o método de trabalho da secretaria comandada por ele foi considerado ilegal no tribunal. Em uma ação trabalhista, a justiça paulista reconheceu que a Fundação Florestal – então sob o comando de Salles – coagiu funcionários a cometerem ilegalidades, perseguindo os que não queriam se envolver na adulteração dos mapas ordenada pelo secretário.
Na época, atendendo a uma demanda da Fiesp, a Federação das Indústrias de São Paulo, Salles queria liberar a mineração em uma área protegida na Grande São Paulo. Mas a alteração no mapa, que afrouxaria a proteção às margens do rio Tietê, não passou pelos ritos tradicionais: ela foi pedida por funcionárias nomeadas por Salles por e-mail, sem a devida análise do conselho responsável por gerir a área. Em seu depoimento à justiça na época, o ministro argumentou que o método serviria para “dar celeridade ao processo” e “desburocratizar”. Não colou. Ele foi condenado por improbidade administrativa em dezembro do ano passado.
Agora, na nova ação movida por um dos funcionários envolvidos, a justiça trabalhista reconheceu mais uma vez que representantes da Fundação Florestal, sob comando de Salles, cometeram ilegalidades:
"Tanto a prova oral como a prova documental que instruíram a petição inicial são robustas no sentido de demonstrar que o reclamante estava sendo coagido, por suas superioras hierárquicas, a realizar uma alteração ilícita nos mapas cartográficos referentes ao plano de manejo da Várzea do Tietê", diz a sentença da juíza Fátima Ferreira, a qual o Intercept teve acesso.
A sentença destaca o depoimento de uma testemunha, que narrou a pressão feita pelas chefes para que o empregado adulterasse o mapa "de forma urgente, sem nenhuma formalidade, a pedido do Secretário do Meio Ambiente."
A justiça também reconheceu o "abalo emocional" do funcionário, alegando que ele "passou a ser perseguido e ameaçado". A Fundação Florestal foi condenada a pagar uma indenização no valor de dez salários por danos morais a ele.
Apesar do histórico de irregularidades, Ricardo Salles caiu para cima e foi nomeado ministro de Bolsonaro duas semanas depois de sua condenação, enquanto recorre do processo. Mas, oito meses depois, além da crise externa que enfrenta por causa do alto índice de desmatamento e dos incêndios na Amazônia, ele também passa por problemas dentro de seu ministério. Funcionários do Ibama entraram com uma representação no Ministério Público Federal do Distrito Federal acusando o ministro de “conduta atentatória contra os princípios da administração pública federal” e "assédio moral coletivo". Ricardo Salles parece não ter aprendido nada.


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP