segunda-feira, 19 de agosto de 2019

China e Estados Unidos, rivais ou inimigos?

 

Há um mês, o general Mark A. Milley afirmou que a China será o principal rival dos Estados Unidos durante os próximos 50 ou 100 anos. A declaração surgiu em reunião com o Comitê de Serviços Armados do Senado, na qual se apresentou como o candidato de Trump para ser o ‎próximo chefe do Estado Maior Conjunto dos Estados Unidos, o oficial militar de maior patente das Forças Armadas e principal assessor militar do presidente. Milley foi cuidadoso em definir a China não como “inimigo” e sim como “competidor”, porque “o termo “inimigo” significa “estar em guerra” e, segundo ele “nós queremos a paz, e não a guerra, com a China”. O militar concluiu seu discurso dizendo que “algum historiador, em 2119, ao olhar para trás, escreverá um livro para dizer que o tema central da história deste século foi a relação entre Estados Unidos e China”. 
Para ler o texto completo de Andrés Ferrari Haines clique aqui


“Outra América” nas origens de Trump e Bolsonaro


Cientista político e ativista norte-americano mostrou como a “camuflagem da pobreza” criava, desde os anos 1950, uma legião de ressentidos. Quando as dificuldades se espalharam, explodiu a desagregação social e de afeto — e abriu-se espaço para os demagogos. 
Para ler o texto completo de Roberto Moll clique aqui 


Salvini, a voz da “nova” ultradireita europeia


Como o vice-premiê italiano explora o medo de parte da população diante dos imigrantes para posar de paladino da ordem e crescer eleitoralmente. Seus trunfos: a crise da velha política, uma comunicação baseada em fake news e as hesitações da esquerda. 
Para ler o texto completo de Matteo Pucciarelli clique aqui


Era uma vez... um magnífico Tarantino

Pormenor do cartaz de Once upon a time in Hollywood de Quentin Tarantino.

Tarantino é a expressão máxima de como alguém com muita experiência, calo, paixão, e um olhar atento, crítico, sobre o mundo em que se insere se pode transformar num dos autores mais interessantes das últimas décadas. 
Para ler o texto sobre o filme "Era uma vez em... Holywood" de Soraia Simões clique aqui





0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP