quarta-feira, 28 de agosto de 2019

O Reino Sagrado da Desinformação

Resultado de imagem para Desinformação 

A desinformação na estratégia política, afinal, o que é? É boato e informação falsa que ganham o mundo em compartilhamentos a partir de um aparato midiático? Seria mais simples se fosse apenas isso. É bem mais complexo. Para abordar a desinformação tendo ao centro a questão da “ideologia de gênero”, a Gênero e Número produziu O Reino Sagrado da Desinformação, um especial que mapeia conexões de atores da mídia, da política e da religião e, a partir dai, explica muita coisa que é importante entender no Brasil em 2019. A equipe de jornalistas, cientistas de dados, cientistas sociais e designers trabalhou para produzir narrativas regionais. Há uma reportagem para cada região do país.
Você sabe como a Assembleia de Deus chegou ao Brasil e como construiu sua rede de mais de 12 milhões de fieis? A gente conta boa parte dessa história a partir da região Norte. No Nordeste, destacamos a narrativa da submissão feminina, muito em alta com a ascensão de mulheres conservadoras e evangélicas às assembleias e à câmaras locais. No Centro-Oeste, passamos pela história das concessões de rádio e de TV, que têm expansão importante no governo Lula. No Sudeste, abrimos espaço para um perfil da deputada federal Joice Hasselmann (PSL/SP), um dos nomes em ascensão na política conservadora nacional que defendem a existência da “ideologia de gênero”. No Sul, mapeamos o estado Paraná a partir de seus atores e das instituições que convergem nas pautas da direita, que incluem, claro, a ideologia de gênero - e a grande e espetaculosa Operação Lava-Jato.  
O Reino Sagrado da Desinformação traz ainda uma entrevista com Judith Butler, filósofa renomada nos estudos de gênero e atacada frontalmente pelos ativistas da direita, por políticos e religiosos.
Confira esse trabalho inédito clicando aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP