Impunidade das fake news dá aos fascistas "licença para matar"
Postado por MIGUEL às 19:17 0 comentários
Marcadores: Brasil, fascismo, política, professores, redes sociais, universidade, violência
Postado por MIGUEL às 19:03 0 comentários
Marcadores: Alemanha, classes, Estados Unidos, ética, Europa, França, guerra, ideologia, inteligência artificial, Israel, Juventude, neoliberalismo, Palestina, poder, política, Portugal, Rússia, trabalho, universidade, valores
Postado por MIGUEL às 16:59 0 comentários
Os críticos de cinema da BBC Nicholas Barber (NB) e Caryn James (CJ)
selecionam seus destaques cinematográficos do ano até aqui. Eles incluem os Estados Unidos assolados
pela guerra, a história maravilhosamente assustadora de uma freira e um filme
policial chocante com Kristen Stewart. Os números da lista não
representam uma ordem de classificação. Eles foram incluídos apenas para
separar os filmes com mais clareza. Para ler as indicações de Nicholas Barber e Caryn James clique aqui
Postado por MIGUEL às 16:54 0 comentários
Postado por MIGUEL às 16:39 0 comentários
Marcadores: Humor
Postado por MIGUEL às 16:17 0 comentários
Marcadores: capitalismo, consumo, filosofia, mulher, poder, revolução, valores
Morte ao meio dia
No meu país não acontece nada
à terra vai-se pela estrada em
frente
Novembro é quanta cor o céu
consente
às casas com que o frio abre a
praça
Dezembro vibra vidros brande as
folhas
a brisa sopra e corre e varre o
adro menos mal
que o mais zeloso varredor
municipal
Mas que fazer de toda esta cor
azul
que cobre os campos neste meu
país do sul?
A gente é previdente cala-se e
mais nada
A boca é pra comer e pra trazer
fechada
o único caminho é direito ao sol
No meu país não acontece nada
o corpo curva ao peso de uma
alma que não sente
Todos temos janela para o mar
voltada
o fisco vela e a palavra era
para toda a gente
[…]
O meu país é o que o mar não
quer
é o pescador cuspido à praia à
luz do dia
pois a areia cresceu e a gente
em vão requer
curvada o que de fronte erguida
já lhe pertencia
A minha terra é uma grande
estrada
que põe a pedra entre o homem e
a mulher
O homem vende a vida e verga sob
a enxada
O meu país é o que o mar não
quer
Manuel Simões
Para ter acesso ao mais recente livro de poesia "Nas sílabas do vento" do autor do blog clique aqui
Postado por MIGUEL às 19:57 0 comentários
Lucia Capuzzi: O erro e o horror. Mortes sem nome nem rosto em Rafah
Tatiane Correia: Investigação jornalística desmascara ações de Israel contra TPI
Martin Jay: Meu nome é Khan. Eu sou do TPI e você está preso
David Palumbo-Liu: Em defesa do boicote às universidades israelenses
Patrick Lawrence: Fim do jogo dos EUA na Ucrânia - Guerra sem fim, ámen
Alastair Crooke - À beira da dissolução: neurose no Ocidente à medida que o dique se rompe
Declan Hayes: Fome no Zimbábue, um cais em Gaza e "desinformação" russo/chinesa
David Rosen: Dinheiro Cristão dos EUA Financia Homofobia Africana
Petra Molnar: A sinistra distopia high-tech na fronteira entre os EUA e o México
Maurício Metri: Estados Unidos. Da estruturação do mundo no pós-Guerra Fria à ordem multipolar
Antonio Martins - Habitação: a China enfrenta a bolha imobiliária
Mohammed Haddad: Eleições na África do Sul de 2024 explicadas em mapas e gráficos
A década chinesa no mercado de carros elétricos: do projeto ao predomínio global
Hugo Dionísio: A luta pelo controle dos ativos minerais
Ashley Smith: Imperialismo e Anti-Imperialismo Hoje
Bruna Frascolla: O estado repressivo e eugênico de John Stuart Mill
Postado por MIGUEL às 19:31 0 comentários
Marcadores: África do Sul, africanidades, China, economia, Estado, Estados Unidos, guerra, imperialismo, Israel, justiça, México, Ocidente, Palestina, política, religião, Rússia, saúde pública, tecnologia, universidade
A cineasta Paula Gaitán imprimiu uma marca indelével na história do cinema brasileiro. Sua obra é vasta e longeva e compreende um amplo arco histórico: de "Olho d’água" (1983) a "O canto das amapolas" (2023). Aferir quatro décadas de fazer artístico pode ser tarefa das mais custosas. Seus filmes de “finas linhas entrelaçadas” são “pintados com a calma”, a sutileza e “a precisão de uma cirurgia”. Por vezes, se assemelham a um “lápis nº. 2, uma borracha, uma régua comprida e um esquadro”. Para ler o texto de Gabriel de Sousa Santos clique aqui
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Postado por MIGUEL às 17:18 0 comentários
Marcadores: Humor
Vem ao nosso encontro Begonia Santa-Cecilia, artista navarra radicada nos Estados Unidos. Durante a pandemia, enviava suas aquarelas à sua amiga, a pensadora Silvia Federici (autora de, entre outros, "Calibã e a Bruxa"), e dessa troca de cartas saíram flores, reflexões, poemas recuperados e um livro, traduzido para o basco por Amaia Astobiza, que é uma verdadeira preciosidade. Um livro íntimo e político, cheio de delicadas flores, pele e lutas, que em basco é intitulado "Hitzak palmondo" (Txalaparta) e em espanhol "Yuyu, flores y poemas" (La Oveja Roja). Dentro do hotel está Silvia Federici, uma das pensadoras mais lidas de nosso tempo, e seu companheiro nos últimos cinquenta anos, o filósofo George Caffentzis (Nova York, 1945). Entre entrevistas - depois da nossa, vem uma para a China - e apresentações, conversamos, durante um chá, sobre lutas, mães, éguas - sim, não se surpreendam -, amor, fascismo, marxismo e futuro. Tudo junto, assim como a vida. Para ler a entrevista de Silvia Federici clique aqui
Postado por MIGUEL às 17:14 0 comentários
Marcadores: democracia, economia, entrevista, fascismo, marxismo, mulher, política, psicanálise, valores
Autores: Aline Choucair Vaz - Amanda Tolomelli Brescia - Daniel Santos Braga - José de Sousa Miguel Lopes (Orgs.)
Para a composição desta obra, professores(as) pesquisadores(as)
elaboraram textos a partir de filmes que tivessem relação com a Universidade.
Nesse sentido, algumas das obras cinematográficas selecionadas abordam questões
mais diretamente ligadas, enquanto outras tangenciam a temática de forma
parcial, marginal, tratando de aspectos indiretamente relacionados à
Universidade . As temáticas procuram revelar a diversidade, em termos
culturais, educacionais, filosóficos, políticos, antropológicos e sociais. A coletânea
destina-se, predominantemente, a estudantes de graduação e de pós-graduação das
áreas das Ciências Sociais e das Ciências Humanas em geral, e particularmente
aos(às) estudantes e profissionais do campo da Educação, assim como aos(às)
leitores(as) interessados(as) pela temática da Universidade e do Cinema, além
do público em geral. Defendemos ser necessário ter esperança no futuro, no qual
surjam jovens artistas, educadores(as), que não mais se sintam inimigos(as) da
memória e do prazer. Acreditamos que esta coletânea seja uma feliz oportunidade
para que novos(as) expectadores(as) possam conhecer, debater e, sobretudo,
sentir a fruição do bom cinema e de uma estimulante leitura.
Gostaria de destacar a feliz escolha dos filmes desta coletânea. Na vastidão do universo cinematográfico, onde cada filme é uma estrela e cada ideia um constante brilhar no céu da criação, "A Universidade Vai ao Cinema" emerge como uma galáxia de reflexões, iluminando as interseções entre a tela grande e as salas de aula universitárias. Este livro, mais do que uma coletânea de análises, é um convite para uma jornada cinematográfica através do espírito educativo, onde cada filme serve de portal para explorar os mais variados aspectos da vida acadêmica e suas ressonâncias na sociedade.
Do Prefácio de Adriana Fresquet
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO ...9
Aline Choucair Vaz, Amanda Tolomelli Brescia,
Daniel Santos Braga e José de Sousa Miguel Lopes
PREFÁCIO ...17
Adriana Fresquet
MORANGOS SILVESTRES: O doce sabor do saber ...21
Maria Cristina de S. Fernandes
DESIGUALDADE SOCIAL, DE GÊNERO E A UNIVERSIDADE NO FILME “QUE
HORAS ELA VOLTA?” ...29
Aline Choucair Vaz
Amanda Tolomelli Brescia
MUR MURS: flanar pela história com Agnès Varda ...43
Rodrigo de Almeida Ferreira
REMEMORANDO PASSADOS TRAUMÁTICOS: perspectivas do ensino de
História no filme Jojo Rabbit ...61
Ana Ianeles
EM NOME DA RAZÃO E TEMPLE GRANDIN – UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO
ANTICAPACITISTA NA UNIVERSIDADE ...75
Adriana Araújo Pereira Borges
ELE COMPRA O “LAMPIÃO”, MAS MANDA EMBRULHAR: reconfigurações do
sensível no documentário Lampião da esquina ...89
Gabriel Amato
RADIOGRAFIA DA UNIVERSIDADE: Lições de “Radioactive” de Marjane
Satrapi ...105
Eloísa Stéphanie da Silva
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA SUA EXPERIÊNCIA NA INFÂNCIA: Ideias
a partir dos curtas Águas de Romanza, Dona Cristina perdeu a memória, Reisado
Miudim e O imaginante quarto da Vovó ...117
Ana Paula Braz Maletta
EYAD, UM UNIVERSITÁRIO QUE TAMBÉM DANÇA: uma breve reflexão
sobre a Universidade e os dilemas da formação humana ...131
Laurici Vagner Gomes
MEDIDA PROVISÓRIA: um filme distópico ou um vislumbre de nossa
história?...147
Rogéria Cristina Alves
CONTRIBUIÇÕES DA OBRA “A FILHA PERDIDA” PARA O DEBATE SOBRE
MATERNIDADE, EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE...159
Gláucia Soares Barbosa
Fernanda Aires Guedes Ferreira
“A LIÇÃO DE MOREMI”: combatendo o assédio sexual na Universidade
....171
José de Sousa Miguel Lopes
FICHAS TÉCNICAS DOS FILMES ...183
ÍNDICE REMISSIVO ...187
SOBRE OS/AS AUTORES/AS ...191
Link para acesso gratuito ao livro
Postado por MIGUEL às 19:55 0 comentários
Marcadores: arte, Cinema, José de Sousa Miguel Lopes, universidade
"Hoje o mais estimulante ocorre nas fronteiras, nos espaços de transgressão disciplinar e de fertilização entre diferentes campos científicos, o que exige o recurso a uma panóplia diversificada de ferramentas teóricas e metodológicas" ( Antônio Nóvoa)
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