quarta-feira, 12 de junho de 2024

Navegando pelo cinema

 






"O Vento Assobiando nas Gruas", de Jeanne Waltz




"O Vento Assobiando nas Gruas", o mais recente filme de Jeanne Waltz, teve estreia mundial no Mill Valley Film Festival (Califórnia, EUA) em outubro de 2023, nas salas de cinema em Portugal e na Suíça em fevereiro de 2024 e voltou a ser exibido, no mês de abril, em três universidades da costa Leste dos EUA. Esta história ficcional da autoria de Lídia Jorge, passada no Algarve durante o boom imobiliário dos anos 90, agora tornada filme, aborda várias dimensões da realidade portuguesa contemporânea: o desengano pós-revolucionário, a imigração cabo-verdiana, a herança colonialista e o racismo. Para ler a entrevista com Jeanne Waltz clique aqui









Listinha do editor: 11 filmes do In-Edit Brasil 2024




Se alguém me perguntasse quais meus dois festivais favoritos no Brasil HOJE, eu não teria nenhuma dúvida na resposta: In-Edit Brasil e Mostra de Cinema de São Paulo. “Nenhum festival de música?” Eu amo vários festivais de música, mas aqueles que eu mais fico atento à programação, conto os dias para o início e me desdobro para acompanhar de perto são In-Edit Brasil e a Mostra de São Paulo por uma razão muito simples: se você quer ver um determinado artista, siga a agenda de turnê dele, planeje, economize e, na primeira oportunidade, vá atrás (eu mesmo fiz isso com diversos deles), não espere um produtor trazer porque você corre o risco de nunca ver os artistas que ama. Já um filme em tela grande que não seja blockbuster é muito, mas muito mais complicado, e no caso do In-Edit Brasil, focado em documentários musicais, a coisa é mais rara ainda (dezenas de filmes que eles trouxeram nas 15 edições anteriores nunca teriam sido exibidos no Brasil não fosse o In-Edit). Para ler o texto de Marcelo Costa clique aqui








Pintando em cima do já pintado




Filmar a vida de pintores é um desafio quase sempre fadado a um relativo fracasso. Por uma razão simples: é difícil mostrar o ator ou a atriz no ato de pintar. Acontece então como vemos em "A Musa de Bonnard" ("Bonnard, Pierre et Marthe"). Vincent Macaigne e Cécile de France aparecem ou pintando em cima do que já está pintado, ou fazendo retoques insignificantes. Essa é provavelmente a arte mais difícil de simular. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui

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