terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Navegando pelo cinema

 





'Pizza de alcaçuz': Paul Thomas Anderson retorna à classe trabalhadora de Beverly Hills




O cineasta retorna ao Vale de San Fernando, área na periferia norte de Los Angeles onde instalou vários de seus filmes. Para ler o texto de Elsa Fernandez-Santos clique aqui





"Illusions perdues": o fim da inocência



Por defeito ou por hábito, os dois filmes de que me fui lembrando enquanto via "Illusions perdues" (Ilusões Perdidas, 2021) de Xavier Giannoli foram "The Age of Innocence" (A Idade da Inocência, 1993) de Martin Scorsese, e "Some Came Running" (Deus Sabe Quanto Amei, 1958) de Vincente Minnelli. A primeira referência parece mais óbvia: o fôlego romanesco e o fresco social presente no novo Giannoli dão o retrato ao pormenor da capital francesa no século XIX, dividida entre Realistas (aristocratas e clero) e Liberais (gente comum), algo que o cinema cada vez ousa menos (grandes produções com marca de autoria); não tivesse existido o "J’accuse(J’accuse – O Oficial e o Espião, 2019) de Roman Polanski, teria dificuldade em referir outro exemplo em anos recentes. E gosto de escrever no calor das emoções e das reações, sem recurso a mais informação do que aquela que vem de mim ou da ficha do filme no IMDb. Para ler o texto de Ricardo Gross clique aqui







Sobre os filmes que fiz




Pensar e fazer o cinema a partir do desenvolvimento de uma teoria social determina a vitalidade desse cinema. Para ler o texto de Arthur Moura clique aqui

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