terça-feira, 2 de julho de 2019

O que é ser de esquerda em ciência e tecnologia?

 

Concordando com meu conterrâneo Flavio Aguiar, de que temos cada vez mais que falar em “esquerdas” (e com meus colegas da Unicamp, sobre a polissemia do termo e a heterogeneidade do conjunto), inicio por enfatizar que as concepções que elas têm sobre ciência e tecnologia (C&T), apesar de até agora não explicitadas, são ainda mais distintas do que as que ocorrem em outros campos. O fato de que há disputas de sentido a serem precisadas me aconselha a começar com uma taxonomia. E como sei que haverá sempre disputas por hegemonia em qualquer coalizão que as esquerdas venham a formar, me dedico a, depois de apresentar as duas concepções dominantes, advogar pela terceira, com a qual me identifico. 
Para ler o texto completo de Renato Dagnino clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP