quarta-feira, 31 de julho de 2019

Reinventar os direitos humanos

Resultado de imagem para Reinventar os direitos humanos

Em seu novo livro, Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins põem em questão a visão dominante dos direitos humanos, sua incapacidade para confrontar o capitalismo, o colonialismo e o patriarcado, e propõem transformá-los através de um diálogo intercultural com as “epistemologias do Sul”.
Para ler o texto completo de Javier Lorca clique aqui



Gayatri Chakravorty Spivak: "Pode o subalterno falar?"

Resultado de imagem para Gayatri Chakravorty Spivak: "Pode o subalterno falar? 

A pergunta trazida no título do livro Pode o Subalterno Falar? da escritora indiana Gayatri Chakravorty Spivak traz em seu bojo algumas ambiguidades, possivelmente propositais. 
Aqui se posta um dos objetivos da obra: re-discutir as implicações da representação do sujeito do denominado Terceiro Mundo na conjuntura do discurso ocidental(-izado). Assumindo uma postura firme e corajosa, a autora chama para si e para os demais intelectuais pós-coloniais, a responsabilidade, de combater a subalternidade. No seu entender, tal ação se efetiva não falando pelo, mas criando mecanismo para que o subalterno se articule e seja ouvido. O sujeito subalterno na definição de Spivak é aquele pertencente “às camadas mais baixas da sociedade constituídas pelos modos específicos de exclusão dos mercados, da representação política e legal, e da possibilidade de se tornarem membros plenos no estrato social dominante”(p.12). Avançando no tema, e tendo como ponto nodal a história de uma viúva, duplamente impedida de se auto-representar, primeiro por ser mulher e segundo por sua condição de viuvez, a autora sustenta que esta situação de marginalidade do subalterno é mais arduamente imposta ao gênero feminino, posto que a “mulher como subalterna, não pode falar e quando tenta fazê-lo não encontra os meios para se fazer ouvir”( p.15). 
Para ter acesso ao livro completo clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP